sábado, 1 de maio de 2010

VIAJAR SOZINHO




O cicloturista solitário deve ter atenção redobrada com relação a Saúde, já que se ficar doente estará por conta própria e não terá a ajuda de ninguém conhecido. Em muitos casos durante trajetos em locais com baixa densidade demográfica, não haverá nem desconhecido para ajudar, pense nisso também durante o planejamento da aventura. Sempre deixe telefones de emergência em locais de fácil acesso no (s) alforge (s), principalmente das pessoas de confiança, incluindo amigos e família e também do consulado do Brasil.

 Por mais legal e prestativo que a pessoa que você conheceu na viagem pareça ser, nunca diga nada relacionada a sua vida financeira, muito menos o quarto do hotel onde está hospedado ou os locais que vai visitar. Por mais que a bicicleta facilite a aproximação, devemos pensar de modo sensato os motivos e interesses envolvidos na comunicação. Se ficar em albergues, o cuidado deve ser o mesmo com os companheiros de quarto, lembre-se de esconder bem os pertences financeiros, eletrônicos e documentos importantes.

 Em casos de convite para passeios extras, procure avisar alguém da localidade, hotel ou policia da investida que estão fazendo, se acontecer uma eventualidade, começarão a refazer o trajeto em que ultimamente foi visto.

 Outro cuidado também que o viajante solitário deve ter é com as relações amorosas. Nunca deixe se envolver por uma pessoa que conheceu há pouco tempo. Não é raro os turistas caírem em golpes “boa noite Cinderela” e acordarem sem nenhum documento ou dinheiro.

Em caso de divulgação da viagem em blogs ou sites, tenha cuidado para não descrever a viagem no tempo futuro, como roteiros e trajetos que percorrerá. Muitas vezes pessoas oportunistas podem armar uma tocaia ou aproximar-se com boas intenções e levar o colega para locais escondidos para poder cometer a delinqüência. Um exemplo similar é o caso do Morro do Boi em Matinhos.

Viajar sozinho no seu país de origem pode ser relativamente mais fácil, já que a barreira do idioma não existirá. Mas se escolher um destino diferente, não se esqueça de sempre pedir informações para um policial ou em órgão oficiais do pais/cidade para não se perder e caso esteja no litoral, procure perguntar e entender a movimentação da maré. O cuidado com a confiança é o fator mais importante quando se viaja sozinho.

Tenha cuidado com tudo e todos, este artigo apenas deseja que você pense nos riscos de viajar sozinho e compreenda a necessidade de fazer um bom planejamento da aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário