quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cicloturismo, com que bicicleta eu vou?

Quando observamos os modelos produzidos ou importados de quadros ou bicicletas no Brasil, logo constatamos a maior aceitação por bicicletas do modelo mountain bike (mtb), mas afinal, quais são os elementos que diferem uma bicicleta para cicloturismo das demais.

Talvez os leitores estejam pensando naquela bicicleta (bike touring), principalmente comercializadas na Europa, com rodas grandes, bagageiros frontais e traseiros, sistema de iluminação por dínamo etc. Certo, estes são os elementos básicos e caraterísticos montados de fabrica ao cliente e reconhecidas para cicloturismo que identificam uma bicicleta para turismo.

No Brasil, brasileiro... A caracterísitica elementar de bicicleta para cicloturismo é literalmente correr atrás, quando se tem tempo... começando pelo básico, a bicicleta... o que não é difícil de encontrar!!! São quase sempre do modelo mtb. Depois é começar a arte da criatividade... procurando os acessórios para comprar ou até mesmo manufaturá-los e já estava esquecendo do ajuste técnico, a famosa GambiarraTM.

Essa história pode começar com o bagageiro traseiro, atualmente os quadro de mtb, não estão sendo mais produzidos com locais que facilitem a fixação do bagageiro, seja pela ausência de fenders ou pontos de parafusamento no quadro.

Na seqüência vem a própria condição de aquisição de matérias no mercado nacional e muitas vezes tendo a necessidade de importar ou tropicalizar algum modelo gringo.

Em contato com empresas de quadros, reconheço a verbalização dos empresários quando de diz não haver vantagens comerciais na produção de quadros específicos em vista da pouca demanda e custo de produção, restando a produção em escala de tamanhos estimados para atingir a maioria da população brasileira.

Bem, a Ferrari, Lamborghini, Lótus etc não produzem carros para o mundo inteiro e mesmo assim ganham dinheiro... e são lideres de marcado. Voltando ao mundo real, deixando a matrix... para trás!! A Brompton (ING) fabricante de bicicletas dobráveis tem um gerenciamento de espera de aproximadamente 2 meses para entrega de seus produtos.

Ainda é restrita a fabricação de tamanhos diferenciados de quadros que atendam entre 5 a 95% da população. A totalidade de empresas que fabricam quadros e bicicleta, seguem os tamanhos entre 17 a 21cm ou P.; M. e G. Com essas medidas, acredito que 60% da população seja atendida.

A dica final que fica é procurar em sites especializados a avaliação das dimensões corporais a partir dos cálculos on line e encontrar quadros mais próximos do ideal para você, dentro desse contexto nacional. Conheça melhor a geometria da bike e determinar qual serão suas pretensões de viagem com a bicicleta, lembrando que bike para cicloturismo deve agüentar todo o tipo de terreno. Se quiser construir um quadro customizado aqui no Brasil é bom já ir economizando algum... e ficar consciente do alto custo do produto.

A situação esta melhorando, já encontrados acessórios para montar um bom equipamento e as pessoas que produzem e consomem estão mais atentos no mercado, em breve teremos mais opções e pessoas praticando cicloturismo.


Antropometria para bicicleta

http://www.tiemeyercycles.com/fit.htm


http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO

Além do modelo (mtb)

www.surlybikes.com


www.xtracycle.com

Bicicletas Brompton

Reportagem do Programa Mundo S/A (GLOBO NEWS)


http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1482961-17665-315,00.html

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