sexta-feira, 5 de março de 2010

PAIXÃO NÃO RESOLVIDA

Há tempos venho pensando nesse trecho, bem como já foi alvo de alguns posts neste blog. Estou citando a antiga estrada entre Curitiba até Londrina, estrada essa conhecida como estrada do Cerne (PR-090).

A Estrada do Cerne foi uma das principais obras da década de 1930. Foi construída para ligar Curitiba a Londrina. Por duas décadas, era a principal via de escoamento da produção agrícola, principalmente do café.

Ultimamente na construção da estrada foi encontrado vestígios de um sítio arqueológico que pode datar até 9 mil anos atrás foi descoberto às margens do Rio do Cerne, no interior de Campo Largo, na Grande Curitiba, durante sondagens realizadas para a continuação da pavimentação da estrada do Cerne.

De acordo com o arqueólogo Antônio Cavalheiro, coordenador da equipe responsável pelo resgate dos materiais, revelou que as escavações apontam um sítio lítico com peças refinadas de pedra. Entre os mais de 60 objetos já encontrados e catalogados, estão ferramentas utilizadas para cortes, raspadores e até uma ponta de lança.

De acordo com o histórico de povoamento pré invasão, essa seria uma das rotas de introdução dos povos indígenas do litoral ao interior do Brasil e até mesmo com destino a cordilheira dos Andes.

Previsão
Km: 340
Altimetria:
Máx: 1231m
Min: 414m
Previsão de dias: 5
Cidades: Curitiba, Campo Largo, Castro, Ventania, Piraí do Sul, Curiúva, Sapopema, Nova Santa Bárbara, Santa Cecília do Pavão, São Sebastião da Amoreira, Assaí e Londrina.

Dados Bikemap


Bike route 404648 - powered by Bikemap 

Um comentário:

  1. olá! td bem?
    VAnderson;
    fazia 1 tempo que não visitava seu blog, hj pra variar, rs.
    achei 1 dica de caminho que me interessou muito.
    em agosto/2010. estamos com 1 projeto de cicloturismo, sair da minha cidade PRESIDENTE PRUDENTE-SP e destino TORRES-RS, são mais de 1200km. e vi no blog 1 roteiro de Londrina a Curitiba...possivelmente vamos utilizar este caminho, tem alguma dica para me passar?
    segue meu email:
    bikeclube@gmail.com
    abraços
    e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir