domingo, 21 de março de 2010


O sódio  é um dos principais minerais capazes de regular o fluxo de "liquidos" no sangue, plasma, fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base. É essencial à motilidade e à excitabilidade muscular e na distribuição orgânica de água e volume sangüíneo.

A dias atrás um amigo me perguntou se durante a viagem de bicicleta o sódio não teria um efeito de ajudar o organismo a conservar ou protelar a sua perda de água.

Vou discorrer esse tema a partir do conhecimento científico disposto até o momento na literatura, o que não quer dizer que seja uma verdade absoluta, sendo essa uma oportuna situação ao crescimento do conhecimento acerca do tema.

Quando estamos praticando atividade física (cicloturismo) o que ocorre com o nosso organisnmo? 
De modo geral ocorre várias alterações, entre as quais, aumento da frequencia cardíaca, dilatação dos vasos sanguíneos, aumento da pressão de bombeamento do sangue no e pelo coração, excitação maior no cérebro etc.
E externamente? movimento... dilatação das pupilas, aumento do tônus muscular, aumento da temperatura corporal e a transpiração.

Essas condições descritas podem ser maximinizadas ou minimizadas pelas condições ambientais, fisicas, psicológicas ou nutricionais. Todas essas condições podem alterar o metabolismo humano e consequêntemento do sódio durante a viagem de bicicleta.

A forma para compreender como ocorre o equilíbrio de sódio no organismo durante atividade física, deve ser compreendida da seguinte condição. O corpo não precisa manter reserva de sódio, diferentemente quando comparado aos carboídratos (energia). Todo o sódio em excesso terá de ser eliminado pelo organismo para não sobrecarregar os rins, são esses caras que filtram os fluidos presentes no organismo. O sódio excedente é eliminado pelo suor e urina, através dos mecanismos de regulação hormonal (ADH).  Quando os niveis de sódio estão baixos, também ocorre o controle hormonal para manter as reservas em niveis de segurança, principalmente para o coração (músculo).

Como ainda não foi comentado, tanto o sódio quanto o potássio tem um papel fundamental para vida, sem esses dois minerais, não estaríamos vivos, pois eles que controlam o sistema muscular e celular em nosso organismo.

Quando o nível de sódio aumenta significativamente (após a ingestão de alimentos ricos em sódio, por ex.) o cérebro é alertado, e este dá inicio a produção de um hormônio antidiurético. Este hormônio favorece a retenção de água no corpo e simultaneamente permite que o sódio, passe à urina e finalmente o seu excesso seja eliminado do organismo.

Caso após a ingestão de alimentos salgados ou com elevada concentração de sódio, não for  compensado no organismo com a uma oferta de água, o corpo utilizará mecanismos metabólicos competentes para  extrair dos intestinos, a água necessária para a dissolução do sódio. Isso significa que teremos mais sede e o nosso organismo também protelara a perda de fluídos para concentrar o maior volume de sódio para ser eliminado pelas vias competentes. Por isso que a cor da urina altera em condições normais, salvo em casos de doenças, uso de drogas ou alimentação.

Quando os níveis de sódio no sangue aumentam ocorre o estimulo de sua excreção urinária e da sensação de sede para que haja aumento da ingestão hídrica, por outro lado, quando os níveis estão baixos, a excreção urinária de sódio diminui para que se amenizem as perdas (CARDOSO E VANNUCCHI, 2006; MAHAN E STUMP, 2002).

Durante uma atividade física, a taxa de transpiração é altamente variável, em média, perde-se de 1 a 2 Litros de líquidos por hora de exercício. A desidratação antecede a sede, provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade. 

Pré-hidratação
É de se esperar que os efeitos nocivos da desidratação demorem mais para se manifestar se o indivíduo estiver bem hidratado antes de se exercitar. Os mesmos princípios referentes à reidratação valem também para a pré-hidratação. Se uma pessoa beber apenas água antes de se exercitar, o sangue se diluirá estimulando um aumento rápido na produção de urina.
A reidratação durante os exercícios
O mais importante é que cicloturistas e demais praticantes de atividades físicas não podem depender da sensação de sede para começarem a ingerir líquidos, tanto durante quanto após os exercícios porque a retenção de água e a diluição do sódio que ocorrem no plasma extinguem o reflexo da sede.

Moral da história
De modo generalista pode ser que o sal (sódio) pode reduzir a perda de água, contudo expondo o organismo a duras cargas metabólicas, podendo inclusive expor o praticante em situação de risco de vida, seja em conseqüência do estado de saúde ou pela condução da bicicleta.

O cicloturista deve compreender os riscos envolvidos na sua atividade/viagem e saber gerenciar todas as variáveis de risco.
A alimentação é uma das variáveis mais importantes e nesse caso é um elemento que não pode ser negligenciado pelos praticantes.

Espero ter contribuído para a discussão que não deve se resignar ao post, fico no aguardo de comentários , buscando sempre o conhecimento para gerar mais informação.

Até próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário