sábado, 13 de março de 2010

IMPORTÂNCIA DO BAR ENDS


Resolvi escrever este post para lembrar da importância do bar ends durante viagens de cicloturismo. Se você ainda não viajou grandes distâncias por terrenos irregulares, talvez acredite que esse acessório ou esse post é uma perda de tempo, certo? Também pensava dessa forma até fazer a estrada D.Pedro II ainda sem nenhum pavimento, lembro das dores e desconfortos nos antebraços presenciados enquanto estava na estrada.

O bar ends contribui na alternância da postura das mãos em contato com o guidão. Para mantermos uma boa dirigibilidade é necessário impor força de preensão no guidão, com maior ou menor intensidade. Depois de algum tempo mantendo a posição, é comum aparecer desconforto ou fadiga muscular daqueles músculos envolvidos no movimento de preensão manual, extensão do cotovelo ou flexão dos ombros.
Com a presença do bar ends, podemos alterar a posição das mãos no guidão, garantindo a adequada digiribilidade e recuperação da fadiga localizada do antebraço.

Na Europa e EUA existem os guidões borboleta, justamente para proporcionar a alternância da postura, durante longas pedaladas. Vários cicloturistas estão apresentando comentários positivos sobre o uso dos guidões borboleta. Porém, enquanto não temos esse modelo de guidão no Brasil, cabe lembrar do uso do bar ends, é mais em conta... e traz benecífios similares.

Até próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário