segunda-feira, 22 de março de 2010

PERSPECTIVAS DE CICLOTURISMO NO PARANÁ


Semana passada, participei de um evento de cicloturismo e um dos momentos que lembro, foi a intervenção de um ouvinte ao expressar uma dúvida e/ou sentimento quanto as possibilidades de roteiros turísitcos no estado do Paraná.

Diferente de outros estados do sul como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o turismo é mais desenvolvido, devido a condição de imigração, relevo e história desses estados. O Paraná históricamente desenvolveu-se a partir da agricultura em grande escala (erva-mate, café, algodão, soja, milho e acho que agora cana-de-açúcar). Dessa forma o estado desenvolveu-se focando no cultivo da terra no progresso da economia regional.

Os estados mais ao sul do Brasil tiveram um start antecipado ao desenvolvimento do turismo, seja pelo litoral ou região serrana dos estados incluindo diretrizes e planejamento para atuarem em cima das oportunidades e demanda fomentada pelos clientes. Um exemplo disso, são as visitas a serra gaúcha durante o inverno, onde os turistas podem encontrar uma boa alimentação e apreciar e realizar cursos nas vinículas em Bento Gonçalves. Em Santa Catarina são as praias e a região serrana (Lages, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra) na rota das frutas.

Voltando a indagação deste ouvinte gostaria de destacar algumas possibilidades de viagens de bicicleta pelo Paraná ou citar a forma de pesquisar e encontrar bons roteiros. Lembrando que muitas vezes não trata-se de rotas organizadas e planilhadas, contudo apenas há necessidade de fazer um bom planejamento de acampamento selvagem na pior das hipóteses.

Inicialmente indicarei como faço as minhas pesquisas preliminares e foi assim que encontrei Sengés e Itaraté (Vale do Ribeira). Entro no Google maps que cliquo para aparecerem as fotos e depois vídeo. Já vi muitas fotos legais, numa dessas ocasiões vi a cachoeira do Corisco em Sengés e babei...

Outra dica é ver as fotos com relevo, já conseguiremos visualizar as topografia do terreno. Nessa descrição faço um adendo em relação aos inúmeros geo-programas que geram as "coordenadas"... altimetria etc que poderemos usar para melhorar as coletas das informações, certo?

Vou descrever as regiões, cidades e pontos turísticos que podem ser uma boa opção de cicloturismo.

Próximo a Curitiba
Estrada da Graciosa (via estrada Don Pedro II)
São Luiz do Purunã
Balsa Nova
Campo Largo (Bateias)

No estado
Sengés
Jaguariaíva
Arapoti
Piraí do Sul
Tibagi
Tomazina
Sapopema
Prudentópolis
Ilha do Mel
Superagui
Ilha das Peças
Guaraqueçaba
Lapa
Morretes
Foz do Iguaçú
Faxinal do céu

Outras opções
Estrada do Peabiru (Campo Mourão)
Estrada do Cerne
Serra do Cadeado

De modo generalista, os campos gerais devem ser um ótima opção de viagem, pois oferecem uma boa alimentação pelos as origens dos povos de colonizaram essa região, além das paisagens naturais dos campos gerais.

Outra opção é procurar por parques estaduais e as regiões onde estão situados. Lembrando que em muitos parques estaduais não é permitido o pernoite nas instalações, como o caso de Parque estadual do Guartelá.

Até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário