domingo, 7 de março de 2010

 


Ainda existe por minha parte um certa relutencia a respeito do sistema de fixação de alforges utilizados pelas maiores empresas de equipamentos para cicloturismo. Este post tem como objetivo apenas levantar alguns pontos que ainda discuto entre os colegas praticantes quanto ao uso do sistema e as histórias de fracasso durante cicloviagens por locais não pavimentados.

O primeiro ponto é realmente a resistência desse tipo de sistema numa viagem por estradas não pavimentadas, nesse caso, usei o filme do Antonio Olinto (2min47seg.) quando desmonstra justamente essa falha do sistema. Analisando com o conexto desse incidente podemos inferir que depois da longa durante e intensidade de exposição a vibração, esse sistema pode vir a entrar em fadiga mecânica e romper-se.

Tais histórias de repentem aos montes no momento que o tema é levantado durante as conversas entre cicloturistas. Desde fatos cômicos, até tristes relatados por terceiros ou vitimas destas situações.

O sistema é o melhor quando se diz respeito a praticidade no momento de fixação e retirada do equipamento. A pressão de engate também é ótima, pois dificilmente são relatados casos de desengate, o que não quer dizer que não existam, porém, há relatos, contudo as quebras correspondem em sua maioria das situações de incidente referenciados com o sistema.

No Brasil ainda não há equipamentos com esse sistema de klick fix, estamos ainda no sistema de fitas e  passadores de nylon. Esperamos para o futuro próximo  que esses sistemas ganhem espaço junto aos alforges e dessa forma ficará mais fácil experimentá-los e apresentar um veredicto próximo do final.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário