segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TÔ ARMADO ATÉ OS MÚSCULOS...


Antes de sair para viajar abasteço os potes com esses determinados produtos, pode variar a marca, mais sem eles não saio. Foi na viagem de Itararé e Sengés que percebi o poder desses produtos na oferta de energia e repositor de proteína.

Já discuti e apresentei as funções dos carboidratos, gorduras e proteínas ao organismo e caso alguém possa interessar-se pelo tema,  é só pesquisar em posts antigos ou comentar no atual, e logo tentarei repassar a minha experiência no uso desses suplementos alimentares.

Também gostaria de esclarecer aos nutricionistas que não estou prescrevendo nenhuma quantidade ou periodo que se deve administrar tais nutrientes, é apenas uma orientação, como também os nutricionistas orientam a atividade física e não a prescrevem, pelo menos os bons... Para maiores esclarecimentos é importante procurar um profissional da Nutrição, de preferencia especialista na área esportiva e solicitar o acompanhamento e orientação adequada.

Segue uma breve definição dos nutrientes

Maltodextrina é um carboidrato complexo, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de dextrina e maltose, obtida por hidrólise parcial enzimática do amido de milho.
Estas moléculas poliméricas são metabolizadas de forma lenta e constante no organismo humano, oferecendo energia por um longo períoda após a ingestão.

A Proteína do soro do leite, mais conhecida como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA, necessários para o ganho de massa muscular magra. No caso do cicloturismo não estamos tratando de ganhar massa muscular e sim constribuir na reconstituição muscular após um dia de pedalada de intensidade média a intensa.

Proteína de Soja. Este produto contém os níveis mais altos de aminoácidos, mais do que no ovo, leite e até mesmo no soro do leite. Fornece um espectro total de aminoácidos, incluindo todos os essenciais, além de ser livre decolesterol e carboidratos e ter apenas 1 grama de gordura por dose.

Outro bom argumento para carregar consigo esses produtos é a sua compactação em consequência da sua constituição em pó e a grande oferta de energia e proteína.

Vale a pena atentar a essas formas complementares de nutrição durante a viagem de bike.

até o próximo post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário