terça-feira, 24 de novembro de 2009

ALÉM DO CICLOTURISMO TOTAL



No Brasil ambas  modalidades de orientação, corrida e MTB são totalmente desconhecidos, é quase como uma irmandade ou confraria. Até devido a sua origem militar, a pratica fica restrita a quarteis ou em cidades onde existam áreas adequadas para realização, geralmente em locais naturais ou combinados. Também há  entusiastas desenvolvedores de projetos em prefeituras ou escolas.

A CBO (Confederação Brasileira Orientação) é a entidade de rege e organiza as regras, treinamentos, organização de eventos e apoio ao desporto no país. Há também as federações estaduais e clubes de orientação espalhados por todo Brasil.

Basicamente a Orientação é desenvolvida a partir de um trajeto desconhecido dentro de uma determinada área. Todos os competidores utilizam a mesma área para realizar a prova, porém existem as categorias e em cada uma dessas categorias há os percursos mais fáceis e/ou complexos.

A área deve ser mapeada por um profissional habilitado em posse dos equipamentos adequados e conhecedor das regras de orientação. Posteriormente o mapa será trabalhado em cad com os percursos, escala e legendas. Os mapas são disponibilizados 30 min antes da largada da prova.

Mesmo o GPS ganhando espaço cada vez maior em nosso cotidiano, não há maior prazer do que procurar o caminho usando uma bússola e a carta de orientação.

Segue essa dica de esporte complementar que os cicloturistas podem praticar.

Mais sobre Orientação

http://www.fpo.pt/ (Federação Portuguesa de Orientação)
http://www.cbo.org.br/ (Confederação Brasileira de Orientação)
http://www.orientaparana.com.br/ (Federação Paranaense de Orientação)
http://www.coc.orientaparana.com.br/ (Clube de Orientação de Curitiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário