sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CÂNION GUARTELÁ


Rio Iapó


Vista do mirante parque Guartelá



Ponte de pedra

O Guartelá pertence à região dos Campos Gerais, primitivamente chamado Campos de São João ou Passagem de São João. Situado entre os rios Iapó e Tibagi até alcançar a região do Rio Pitangui.
Está encravada na escarpa que separa o primeiro do segundo planalto paranaense, na região denominada "escarpa devoniana".O Guartelá tem 40 Km de extensão aproximadamente, abertura máxima de um quilômetro e as escarpas tem entre 100 e 130 metros de abertura, sendo considerado o 6º maior Canyon do mundo em extensão e o 1º do Brasil.


ORIGEM DO NOME
Guartelá pertence a um bairro de Tibagi. O cânion na verdade deveria se chamar "Cânion do rio Iapó", uma vez que é cortado por este rio. Como sua maior parte está no bairro, acabou recebendo o nome de Guartelá.
A origem do nome ainda hoje é incerta. A versão mais aceita pelos pesquisadores narra um ataque dos índios à região. O local era povoado por gado descendente das criações trazidas de Portugal por Martim Afonso de Souza.
Com o gado chegaram vários criadores, que ergueram suas casas. Os novos habitantes não sabiam que os índios costumavam caçar na região durante o verão. A estação chegou e os índios se surpreenderam com a quantidade de gado - que para eles se tratavam de bichos selvagens como veado ou paca. Como os nativos acreditavam que os animais pertenciam a que os caçasse resolveram levar o gado mesmo com a resistência dos criadores. Organizou-se então um grande ataque.
Um fazendeiro resolveu avisar o vizinho, mandando um recado para outro através de um escravo. "Guarda-te lá que aqui bem fico", o recado chegou como Guartelá aqui Benfica, dando origem ao Guartelá e a Fazenda Benfica, localizada à margem esquerda do rio Tibagi.


DISTÂNCIAS  (km)
TIBAGI
PORTO ALEGRE
957
FLORIANÓPOLIS
587
CURITIBA
207
SÃO PAULO
502
RIO DE JANEIRO
933
BELO HORIZONTE
1084


Existem boas opções de pousadas para o recebimento do turista durante a visita aos campos gerais.
Fica essa dica aos cicloturistas.

REFERÊNCIA
http://www.tibagi.uepg.br/iiiepuepg/turismo/canyon.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canyon_Guartel%C3%A1

Nenhum comentário:

Postar um comentário