sábado, 26 de setembro de 2009

XTRACYCLE: Uma alternativa no cicloturismo


Muitos praticates de cicloturismo ainda não conhecem esse desenho de bicicleta muito utilizada nos USA, onde foi criada por um estudante universitário com aventura nas veias abertas  pela américa latina. Muitos leitores deste post talvez já tenham tido contato com o termo "long bike". São termos semelhantes para indicar bicicleta com quadro rígido extenso entre os eixos frontal e traseiro. Tais bicicletas tem grande capacidade de transporte de cargas e foram criadas por surfistas para o transporte de suas pranchas. É comum existir universitários aventureiros que realizam viagens pelos USA, bem como, fazendo suas próprias mudanças utilizando a capacidade da xtracycle. A grande diferença está na possibilidade de montar uma Xtracycle a partir de uma bicicleta convencional, usando apenas o suporte adaptado na parte traseira da bicicleta, diferentemente das bicicletas long que são construídas em quadro rígido mais largo.

Especificamente o termo Xtracycle foi criado por uma cara chamado Ross Evans na primavera de 1995, diante de uma necessidade ocorrida nas suas viagens em especialmente na América Central.
Para a criação desde conceito, Ross fez o seguinte questionamento.

"Qual é o mais barato, leve, simples, manobrável, mais adaptável e mais forte forma de transporte de carga como uma bicicleta?" Durante os quatro anos seguintes, prosseguindo graduação em Engenharia Mecânica e Estudos Latino-Americanos, Ross trabalhou em responder a essa pergunta.

Ao final Ross conseguir chegar em uma desenho capaz eficiente para responder as perguntas iniciais de 14 anos atrás e hoje a empresa vende para o mundo inteiro, mais que um produto é um estilo de vida Xtracycle.
Veja algumas imagens retiradas da internet demonstrando o uso do conceito Xtracycle. Segue também o link direto da empresa.

Um comentário: