terça-feira, 29 de setembro de 2009

DUAS MULHERES E UM CICLOTURISMO PELO URUGUAI: Parte IV











Montevideo - Canelones

Na manhã seguinte ficamos procurando o senhor Alfonso para nos despedirmos, mas não o achamos. No fundo ficamos felizes, pois ele iria falar historias sem pé nem cabeça durante horas e este não seria o dia para isso. Nesse dia planejamos ficar em algum camping com um pouco mais de infraestrutura para poder tomar banho e curtir mais da praia. Seguimos para Las Toscas, um local que queríamos conhecer desde que o vimos no mapa, nos sempre dissemos que somos toscas, algo rústicas. O nome faz sentido, toscas em espanhol, significa pedra, portanto algo não polida, ou seja essencialmente tosco. Las Toscas representa um ponto na costa do Rio de La Plata, onde o rio começa a se misturar com as águas oceânicas. As praias têm ondas maiores e a areia contem menos lama. Nesta região encontramos mais opções de camping e optamos por ficar no “Las Toscas”. O dono, um senhor muito simpático nos expressou a sua paixão pelo Brasil e por sermos “brasileiras” nos fez um bom desconto. Eu gostava do fato de ser confundida de brasileira, o qual não é mentira, pois sou mesmo de coração. Depois de montar o acampamento fomos pedalando para a praia, mas agora com as bikes sem nenhum peso, e aproveitamos um delicioso dia, assim como qualquer outro simples turista.

Cada dia que ficávamos num lugar com infraestrutura tínhamos maior chance de fazer um jantar mais caprichado. Podíamos comprar mais legumes frescos, queijos, iogurte e alguma carne. A melhor parte era a sobremesa e a Cacau ficou fascinada com um tipo de sorvete que tem no Uruguai, o “sorvete de sanduíche”. Esse dia em Las Toscas fizemos boas refeições.

Distancia do percurso: 51 km
Dias de percurso: 1. Tempo de pedal: 3h23min.
Observação: caminho sossegado


Canelones - Maldonado

Saimos tarde de Las Toscas. O percurso não teve um rumo determinado e fomos pedalando até acharmos uma localidade que gostássemos. Assim logo após atravessarmos o limite estadual de Canelones e Maldonado chegamos em Piriápolis, uma cidade com bastante infraestrutura turística, típico do Estado de Maldonado. O camping “El Toro” oferece conforto, tranqüilidade, piscina, vendinha no local e o melhor preço da viagem, apenas seis reais a diária. Resolvemos dar um tempo, ficar mais um dia para descansar o corpo, lavar as roupas e passar o ano novo neste esplendido local.

Ficamos muito surpresas e maravilhadas com a tranqüilidade dos uruguaios. Chegávamos nos campings lotados, famílias inteiras com crianças e cachorros acampando em um total sossego, ninguém incomodava com som alto ou bagunça. Logo descobrimos que grande parte dessa atitude vem do ritual de beber mate, quase exclusivamente o dia todo, era difícil ver alguém consumindo bebida alcoólica. Tudo isso resultava perfeito para a nossa jornada ciclística, era um paraíso.

Distancia do percurso: 65 km
Dias de percurso: 2. Tempo de pedal: 5h30min.
Observação: incluindo um dia sem pedalar

Nenhum comentário:

Postar um comentário