terça-feira, 22 de setembro de 2009

SE NO BUSÃO TÁ APERTADO... DE BIKE É SUSSEGADU!!!!



Hoje 22/set é organizado em várias cidades do mundo e inclusive no Brasil, o dia sem carro. Foi a primeira vez que participo dessa atividade, foi interessante e voltarei a participar novamente. A concentração foi na Reitoria da UFPR, após a apresentação de maracatu as bikes realmente começaram a rodar pelas ruas e foram chamando atenção das pessoas no comércio, cursos e pedestres. Nesse passeio, o foco principal é chamar atenção dos usuários dos automóveis e sensibilizar a todos para uma nova alternativa na mobilidade urbana nos grandes centros.

Não se tratava de um passeio noturno de bicicletas, mas de uma manisfestação de cicloativistas pela mobilidade da bicicleta e não continuar demonstrando a bike não como um brinquedo de lazer, mas como um meio de transporte sustentável e viável para muitos dos problemas encontrados nas grandes cidades brasileiras.

É pertinente citar, que a bicicleta não é a salvação do transito no país, contudo é uma alternativa viável para as cidades, quando se deseja minimizar os impactos causados pelos automóveis nas cidades.
Com frases de impactos, o cortejo foi seguindo pelas ruas centrais da capital curitibana, fechando as travessas e promovendo um brarulhaço em todos os locais.

Um dos pontos altos do evento foi entre as Av. Quinze de novembro e Mal. Deodoro onde foi realizado uma grande parada "mandala" impedindo a circulação dos carros para a expressão da causa. Depois houve também uma parada na boca maldita, rua Tibagi com a Av. Visconde de Guarapuava e finalizando da minha parte... em frente a prefeitura municipal de Curitiba.

Deixo o link dos organizadores da mobilização da atividade para busca de maiores informações.

http://artebicicletamobilidade.wordpress.com/
http://bicicletadacuritiba.wordpress.com/
http://www.transportehumano.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário