quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DUAS MULHERES E UM CICLOTURISMO PELO URUGUAI









Ao sul do Brasil, uma planície descontinua refugia uma sociedade culturalmente homogênea numa paisagem de clima temperado. O Uruguai localizado na região de transição entre o maciço brasileiro e as pampas argentinas desenvolve-se entre suaves ondulações atravessadas por rios e lagunas. Um país quase totalmente rodeado de águas, apenas ao norte, a maior parte da fronteira com o Brasil demarca-se em terra. Um dos seus maiores atrativos é, sem dúvidas, a costa baixa e de areia que se estende sobre o Rio de La Plata e o Oceano Atlântico e chega até o Chuí, a cidade mais ao sul do Brasil. Atravessar essa costa pedalando foi a nossa escolha de viagem de final do ano. Percorremos 737 km em 12 dias de pedal atravessando cinco Estados (Colonia, San José, Maldonado, Canelones e Rocha) por estradas muito turísticas, porém com uma fantástica acolhida popular. Pedalar pelo Uruguai pode ser uma jornada imperdível para um cicloturista, o segundo esporte nacional, depois do futebol, é o ciclismo.


Buenos Aires – Colonia

O ponto de encontro e de partida foi Buenos Aires, onde em 24 de dezembro pegamos o Buque Bus para atravessar o Rio de La Plata rumo a Colonia del Sacramento. O inicio da viagem teve alguns imprevistos com a minha bicicleta. Esta não era a nossa primeira viagem de bike, mas sim a primeira vez que eu carregava a bicicleta de avião. A noite prévia à partida de barco descobrimos que o cambio traseiro tinha quebrado durante o transporte. O único que restava fazer era levar a bicicleta dentro da mala-bike e encontrar uma bicicletaria aberta no Uruguai - na véspera do natal -. A viagem de barco pelo Rio de la Plata durou três horas e ao chegar em Colonia del Sacramento felizmente o universo conspirou a favor e no final da tarde, já estávamos descobrindo a cidade das bike. Colonia del Sacramento foi fundada pela ambição dos portugueses em 1680 e ainda mantém esse belo refúgio histórico entre as suas ruas de pedras e prédios antigos. Acampamos na noite do 24 de dezembro no camping municipal a poucos metros do rio. Entre os fogos de artifício fomos dormir e na manhã seguinte de natal iniciamos a nossa jornada.



BIOGRAFIA
Marisa Fabiana Nicolás é natual da Argentina, morando no Brasil desde 1994. Bióloga com Doutorado em Genética pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e desde Janeiro de 2005 trabalha no Laboratório de Bioinformátia no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) em Petrópolis, RJ. Cicloturista e excursionista desde 1999.

Claudia Melatti “cacau” é natual do Rio Grande do Sul mas vive em Londrina, PR desde adolescente. Mestranda em Geografia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e empresária, proprietaria de uma loja de equipamentos de aventuras e escaladas. Cicloturista e excursionista aproximadamente desde 1994.

Em breve: Colonia – San José

Nenhum comentário:

Postar um comentário