sábado, 28 de fevereiro de 2009

DISFUNÇÃO ERÉTIL E O CICLISMO

O ciclismo é uma excelente atividade para o sistema cárdio-respiratório. Porém, dependendo da maneira como for praticado poderá afetar adversamente a função erétil do pênis.

Quanto maior o tempo sentado sobre um selim estreito e não acolchoado que sustenta a maior parte do peso do corpo do ciclista, maior a pressão exercida sobre a linha média do períneo, especificamente sobre a crura peniana que é interna, fixa, apoiada em estruturas ósseas pélvicas.

FATORES DE RISCO:
1-Selins inadequados, não acolchoados ou muito estreitos.
2-Longos percursos em estradas, repetidos com freqüência.
3-Ciclismo praticado em pistas irregulares ou muito acidentadas quando a trepidação ou choques do períneo contra o selim ou o quadro da bicicleta poderão gerar pressões transitórias equivalentes a 200 Kg ou mais.
4-Pacientes muito pesados gerarão maior pressão sobre o períneo.
5-Pacientes que já apresentam algum grau de disfunção erétil ou outros fatores de risco. Lembrar que as bicicletas estáticas ou ergométricas apresentam os mesmos riscos.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO:
1-Usar sempre um selim bem acolchoado.
2-Evitar selins estreitos. Se for o caso, trocá-los por outros mais largos e acolchoados.
3-Angular a ponta ou nariz do selim, alguns graus para baixo.
4-Especialmente em longas jornadas, passeios, competições, terrenos acidentados etc, ficar em pé nos pedais a cada 5 ou 10 minutos, por cerca de 3 minutos, para desbloquear a circulação sangüínea.
5-Usar as pernas apoiadas nos pedais para a absorção de choques do terreno. 6-Em bicicletas estáticas ou ergométricas, usar sempre selins largos e acolchoados; ficar em pé nos pedais a
cada 5 ou 10 minutos, por cerca de 1 minuto, para aliviar a compressão perineal.


REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

GOMES, CÁLIDE SOARES. Disfunção erétil e a prática do ciclismo. Revista do Hospital Universitário/UFMA. v. 3(1), p. 8-13, Jan-Abr, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário