quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

INSOLAÇÃO


Insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta demasiadamente ao Sol.
Decorrente a essa situação de exposição a radiação solar durante a pedalada pode ficar agravada pela  baixa umidade. Com essas condições a pedalada apresentará maiores dificuldades de progresso na estrada ou até em casos mais extremos, terminar com o projeto.

Sempre procuro realizar minhas pedaladas em dias com boa temperatura (com sol), por isso a importancia de consultar os mapas e informações meteorológicas, buscando colher o máximo de informações e organizando as medidas de controle para aproveitar e garantir a segurança.

Na última viagem, tive alguns desses sintomas durante a pedalada, como tinha conhecimento de segurança e controle, consegui finalizar a pedada bem e com energia para o sprint final... no entanto, não foi assim muito fácil... pratiquei o mantra sagrado das pedaladas!!! uma depois a outra...

O segredo é manter o controle da situação e saber fazer ou orientar outras pessoas que esteja passando por insolação. A alta temperatura externa, umidade do ar e atividade física estimulam o organismo ao extremo, com muita perda de água e sais minerais, importante na regulação das contrações musculares.

Naturalmente deve-se buscar refriar o corpo de qualquer forma em uma sombra, cachoeira, rio, molhar a camisa (mesa hora é bom ter uma camisa de algodão, para reter mais água em comparação aos poliésters)

Esse é o primeiro passo, tendo em menta a necessidade de resfriar o corpo. Em casos muito extremo, os sintomas poderão ser acrescidos de  intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura; temperatura do corpo elevada; pele quente, avermelhada e seca; extremidades arroxeadas e inconsciência.

Tratamento e comentários

- Levar a pessoa para um local fresco e arejado; (a retirado do cicloturista da exposição do sol é fundamental e de preferencia num longe da irradiação (luz).
- Deitá-lo com a cabeça elevada; (acredito que dessa forma, o corpo utilize maior energia para manter os músculos e reduz a circulação de sangue para o cérebro).
- Colocar compressas frias sobre a cabeça e envolver o corpo da vítima com toalhas molhadas; Como as queimaduras na pele também geram calor, é importante manter a pele e roupas umidas.
A hidratação é importante também depois de ocorrer a insolação, pois ajuda a repor os líquidos perdidos durante a pedalada de modo constante. Apenas cuidado também com a super ingestão de água e pode desempenhar um quadro de desequilíbrio dos sais no sangue.
Em casos mais graves, as pessoas devem encaminhar o paciente aos cuidados de profissionais da area da Saúde em um pronto atendimento.
Os cuidados estão redobrados aos cicloturistas em viagem solo, como dica, é apenas o básico, escute o seu corpo e saíba das suas limitações naquele momento.
No mais é só curtir a viagem!

V8 cicloturismo
Curitiba-PR

Fonte: Wikipédia 26/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário