terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

SACO DE DORMIR



Esse acessório é indispensável para todos aventureiros, pois trata-se de um equipamento responsável em oferecer conforto durante o repouso do cicloturista, como focamos neste caso. Existem várias caracterísiticas técnicas envolvendo o equipamento, já que podemos observar seu uso em grandes altitudes, com frio extremo e ainda, conseguem manter o corpo aquecido e protegido.
Outros mais simples, também são capazes de substituir inclusive uma barraca quando o cicloturista pretende fazer um acampamento bivark= dormir ao relento. Nesse caso, o saco de dormir apresenta em seu tecido uma capacidade repelente a água, seja no próprio tecido ou em suas costuras.
Internamente vários são os materiais utilizados na confecção do equipamento, indo de fibras sintéticas capazes de conservar a temperatura internamente dentro do envoltório. Tais fibras procuram simular a plumagem do ganso, incrivelmente o melhor isolante térmico conhecido e insubstituível, porém o peso repercutido pela plumagem acaba sendo um fator limitante de uso em viagens cada vez mais leves.
Com relação a compra do saco de dormir, acredito que um equipamento com zona de conforto de +5 é o suficiente em quase todos os locais do pais, salvo em climas mais intensos, como o inverno da serra catarinense ou gaúcha, onde a temperatura pode chegar a índices negativos.
Outro cuidado com o saco de dormir é o seu armazenamento, devido as fibras sintéticas serem sensíveis a compressão, quando expostas a tais condições, estas podem não voltar ao estado normal de volume e criar espaços vagos entre as camadas, restringindo a capacidade de isolamento do calor.
É aconselhável o armazenamento em locais onde possam ser estendidos abertos e em locais ventilados longo da luz natural, pois essa luzes contém raios ultra-violetas capazes de deterioras as fibras do tecido externo do saco, provocando o descosturamento.
Verifique com o fabricante a possibilidade de oferecer assistência técnica após a compra, as ações podem ajudar a manter o equipamento em boa condição após um acidente, como rasgo ou defeito do zíper.
Caso deseje saber mais, use o post para enviar a sua dúvida.

Bons sonhos
V8 cicloturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário