quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


RESUMO TRADUZIDO: Exercise intensity during an 8-day mountain bike marathon race.

O objetivo deste estudo descritivo foi analisar a intensidade do exercício em uma maratona de bicicleta, modalidade Mountain Bike (MTB) durante 8 dias. Sete indivíduos amadores MTBers (idade 33,6 + / - 3,0 anos, altura 1,67 + / - 0,5 m, massa corporal 58,4 + / - 9,9 kg), que tenham completando o Transalp Challenge 2004, foram envolvidos no estudo. Antes da corrida os indivíduos completaram um teste máximo para determinar quatro zonas intensidade baseado na freqüência cardíaca (FC) correspondente ao limiar de lactato fixo (2, 4 e 6 mmol / L). A intensidade de exercício durante a Transalp Challenge 2004 foi medido utilizando a freqüência cardíaca através da telemetria cardíaca. A média de FC foi de 85,4% da FC máxima durante a corrida ou 79,2% do máximo determinado laboratório. Trinta e seis por cento do total da corrida tempo foi gasto na alta e muito alta intensidade zonas. O estudo mostrou que a corrida de mtb é fisiologicamente muito exigente, fortemente envolvendo tanto o sistema de energia aeróbia e anaeróbia.

Traduzindo...

Não adianta o praticante de mtb realizar treinamentos moderados priorizando um sistema de produção de energia (glicolítico ou oxidativo) = carboidratos ou gorduras. É importante treinar forte através de um programa de fases de treinamentos, tais como, micro-ciclo, meso-ciclo e macro-ciclo, priorizando o campeonato ou prova mais importante do calendário ou planejamento a longo prazo, como por exemplo, classificação para uma prova internacional ou nacional, vai depender do potencial atlético do indivíduo, todos nós sabemos que existem atletas municipais, estaduais, regionais, nacionais e mundiais. Procure avaliar suas ultimas conquistas e seu potencial para alcançar passos mais longos.
Procure um profissional de Educação Física credenciado pelo CREF para melhor orientar o planejamento, através de bons métodos de avaliação física e treinamento para desempenho seus resultados poderão ser alcançados num tempo menor e com maior segurança.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA


WIRNITZER, K. C, KORNEXL, E . Exercise intensity during an 8-day mountain bike marathon race. European Journal of Applied Physiology. v.104, n. 6, p.999-1005, set. 2008.

Vanderson Cleyton Nascimento
Profissional de Educação Física e Ergonomia do Trabalho
CREF 008691-G/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário