terça-feira, 13 de janeiro de 2009

HIDRATAÇÃO NO CICLOTURISMO


Durante a viagem de cicloturismo, a taxa de transpiração altera devido à temperatura, umidade e velocidade do vento, em média, perde-se de 0,7 a 1,5 Litros de líquidos por hora de cicloturismo numa temperatura entre 25 a 35 C. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro, por isso o liquido perdido na transpiração é salgado. A desidratação antecede a sede provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade (equilíbrio entre os líquidos internos e externos das nossas células. A perda de liquido pela pele reflete o mecanismo natural de resfriamento do corpo a elevação da temperatura do organismo. A diminuição de água promove perda de peso, no entanto, está longe de ser uma perda saudável, pois não perdemos gordura pelos poros e sim utilizamos a gordura como forte geradora de energia.
Quando um indivíduo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo no desempenho. Em casos extremos a redução do volume plasmático pode causar prejuízos além da simples queda do desempenho para a perca da vida. São muitos os casos de morte no esporte onde as suspeitas recaem na hipohidratação como causas diretas da morte.
Apesar da água ajudar a acabar com muitos problemas de desidratação, estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. A hidratação não deve ser apenas de água, pois durante os exercício estamos perdendo sódio e potássio. Contrariamente a hiperhidratação leva o organismo a diluir mais líquido numa quantidade reduzidas dos minerais sódio e potássio, conhecido como hiperhidratação. Essa condição altera o mecanismo de despolarização, responsável no funcionamento das células de contração do coração e todos músculos do corpo.
Em viagens por exemplo ao deserto do Atacama deve haver uma preocupação quanto a severidade do ambiente. No Brasil a região nordeste e centro oeste é o local onde os cicloturistas tem de ficar mais expertos quanto a estação climática e período de estiagem.
Dicas importantes
- Inserir suportes de água (squeeze).
- Ter pastilhas de purificadores de água.
- Consuma frutas ricas em água, além de alimentar-se você também estará se hidratando.
- Realize o resfriamento do corpo sempre que possível. (banho de rio, cachoeira etc).

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia nutrição e desempenho humano. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.


Vanderson Cleyton Nascimento
Profissional de Educação Física e Ergonomia do Trabalho
CREF/09: 009681 G/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário