sábado, 31 de janeiro de 2009

PEDAL EM CURITIBA

PRAÇA DO JAPÃO

MUSEO OSCAR NIEMEYER
BOSQUE DO PAPA

PRAÇA DO JAPÃO


Pedal em Curitiba

O objetivo desta pedalada foi mostrar um pouco da cidade de Curitiba num dia de verão e céu azul, aproveitando o belo dia para pedalar na canaleta do biarticulado e encontrar as praças e áreas verdes disponíveis em Curitiba. Como foi no sábado pela tarde, não havia grande fluxo de automóveis em trânsito, diferentes dos dias de semana, mas é sempre perigoso o trânsito pela canaleta, sendo desaconselhável para aprendizes e crianças. Quando escrevo favoravelmente sobre o trafego na canaleta do biarticulado, não desejo que outras pessoas percorram esta via exclusiva do ônibus, em vista do perigo existente nela.
Como sugestão, gostaria que fosse implantado uma ciclofaixa ao lado das canaletas, conforme o projeto desenhado pelo grupo de estudo sobre mobilidade urbana, CICLOVIDA da UFPR. Inicialmente imagino que esta ciclofaixa poderia começar a ser utilizada as 14:00 do sábado após o fechamento do comércio de rua, até a 06:00 da segunda-feira, desse modo, disponibilizando maior meios de lazer e socialização do transporte na cidade.
É através do uso de meios alternativos, que Curitiba pode mostrar seu vanguardismo na área de transporte em grandes cidades. Através do uso da bicicleta, as pessoas poderão aproveitar o pontencial de turismo urbano e realizar atividades de lazer.
O dia estava muito quente como há semanas não acontecia, na verdade, este foi um dos poucos finais de semana de verão que não choveu ou não estava nublado, este último, característico da capital paranaense, principalmente no outono e inverno.
Havia muitos curitibanos e turistas aproveitando o clima quente para ir às áreas livres da cidade. Na praça do Japão, muitos adolescentes e famílias estavam aproveitando a praça para tirar fotos, tomar sorvete, água e aproveitar uma sombra e jogar conversa fora.
A praça do Japão é um local agradável e tranqüilo para quem deseja ficar relaxado, pois toda a praça é desenhada conforme os jardins japoneses com cascatas e pequenas piscinas.
A praça é uma homenagem à imigração japonesa em Curitiba. Seu projeto foi iniciado em 1958 e a praça concluída em 1962. Uma reforma, em 1993, incluiu o Portal Japonês e o Memorial da Imigração Japonesa. Ali é possível conhecer as dobraduras de papel (origami), da arte floral (ikebana) e dos poemas de três versos (hai-kais). Há 30 cerejeiras, o Portal Japonês e a Casa de Chá.
Outro ponto visitado foi o MON – Museu Oscar Niemeyer. Por sua forma inusitada, o museu é popularmente chamado de Museu do Olho ou Olho do Niemeyer.
Ao fundo há um grande gramado onde os donos de cachorros levam seus animais para uma volta e socialização entre os demais cachorros. Neste dia também foi presenciado um jogo treino de uma equipe de futebol americano, não sei quem ganhou... pois não entendo nada desse esporte... É um bom local para momentos de descontração e para quem gosta de cachorro, pois vira e mexe, os caninos vem cheirar e fazer amizade com quem esteja sentado no gramado.
Atrás do MON existe o bosque do Papa. O Bosque do Papa é um dos mais importantes parques da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias na área central da capital paranaense. O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, e sedia o Memorial da Imigração Polonesa.
Lá o cicloturista encontra sete casas originais que ilustram a arquitetura dos imigrantes poloneses de Curitiba, feitas de madeira encaixada. A principal delas, construída em 1883, guarda uma gravura da Nossa Senhora de Czestochowa ou (Virgem Negra de Czestochowa), a santa padroeira da Polônia. As outras casas reproduzem o modo de viver dos imigrantes poloneses.
Para acesso ao bosque, há uma ciclovia que passa em frente ao bosque, esta ciclovia começa na rua Candido de Abreu e leva até o bosque do Papa e Parque São Lourenço, este um pouco mais afastado do centro, no entanto é a caminho para a Ópera de arame.
Tanto o bosque do Papa como o MON, estão próximos do centro cívico de Curitiba, vale a pena dar uma pedalada e conhecer a Assembléia Legislativa, Palácio do Governo, Tribunal de Contas do Estado, Prefeitura Municipal de Curitiba.
Dados do Odômetro
Saída: 247,4km
Final: 273,8km
Km final: 26,4km
Tempo real: 1h51min30sec
Velocidade Média: 12,1 km/h
Gasto aproximado de calorias: 654,34 kcal

Abraços
Vanderson
Curitiba
01/fev/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário