quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Caminho da roça




Exibir mapa ampliado
Estou compartilhando o caminho da roça... que faço todos os dias para o trabalho, carregando um alforge e driblando os "vermelhões".
Trafego pela canaleta do biarticulado mesmo, pois acho mais seguro em vista da via tradicional, onde há carros pequenos, motos, pedestres, caminhões num volume geralmente maior.
Certa vez, quando estava desempregado e com a cabeça vazia... quiz enche-lá de alguma coisa substanciosa, então fui participar do projeto Ciclovida da UFPR através do convite alemão Ulrich Jager mas,logo depois tive... que começar a trabalhar em horário comercial e jaz no projeto. No entanto, o Miranda e Belotto tinham umas idéias de criar a ciclovia ao lado das canaletas, retirando o estacionamento e sinalizando para ciclovia. Lembro que na época citavam bem superficialmente o total de investimento e era migralhas...dinheiro de pinga... na verdade poderia entrar inclusive como créditos de carbono e receber investimentos dos países poluidores. Infelizmente não pude mais continuar participando do projeto. Participei de uma audiência pública sobre modilidade urbana, e não tem argumentos para não investir no uso também da bicicleta como alternativo modal no transporte de massa, infelizamente o demônio do IPUC não contribui em nada, absolutamente nada. Não importa, continuamos contrariando as estatísticas e lutando por alternativas de transporte nas grandes cidades do Brasil.
Veja as ilustrações de com seria a ciclovida idealizada no projeto.

Vanderson Cleyton Nascimento
Profissionl de Educação Física e Ergonomia do Trabalho
Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário