quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ESTACIONAMENTO AO AR LIVRE





O ato de estacionar “acampar” ao ar livre é denominado e conhecido como “bivaque”. É um procedimento de repouso ao ar livre, com poucos recursos, utilizando de abrigos naturais ou construídos com materiais encontrados no local.


Diferentemente do acampamento selvagem, onde nesse caso o cicloturista estará utilizando de uma barraca para acampar e realizar as suas refeições.

Para muitas pessoas, o ato de acampar já é visto como quebra de paradigmas ou considerado um mau necessário. Mesmo com o avanço de toda a tecnologia de tecidos e acessórios para montanhismo e camping, posso afirmar, dormir em barraca esta longe de ser uma grande maravilha.

O bivaque pode apresentar-se útil durante viagens curtas em locais relativamente seguros, secos e temperados. Outro motivo para conhecer essa técnica é a condição é podermos prover um abrigo rápido e/ou satisfatório para sua utilização, pois como estamos num ambiente não controlado, ficamos a mercê de mudanças das condições climáticas ou sermos afetados por avalias em nossa barraca, impedindo o seu uso.


SEGUE ALGUMAS DICAS PARA MAIOR SEGURANÇA NA REALIZAÇÃO DE BIVAQUE


Avalie o local antes de preparar o acampamento, desde o solo até o teto (céu);

Evite acampar em local muito úmido;

Quando não houver a possibilidade de afastamento do rio, procure manter-se o mais alto possível do solo, use isolante térmico e observe ao redor as marcas deixadas pelo rio, geralmente nas margens há indicativos da altura onde o rio pode chegar durante alagamento ou cabeça d’água, próximo ao mar, verificar a movimentação da maré;

Tenha cuidado com insetos e bichos peçonhentos;

Em caso de bivaque em cavernas, procure a presença de morcegos, na existência, procure sair desse local, pois a merda deste mamífero pode causar inflação dos pulmões e outros tipos de moléstias;

Faça uma fogueira para espantar os bichos, apenas cuidado para fogo quanto o clima estiver seco, também evite dormir muito próximo da fogueira e

Proteja todas as partes do corpo (extremidades)


EQUIPAMENTOS

Isolante térmico (evita perda de calor do corpo para o solo)

Saco de dormir (opicional)

Teto de nylon ou mosquiteiro 2 m2 (opcional)

Tenha em mente que a possibilidade de realizar esse procedimento é possível quando se deseja ter um abrigo razoavelmente seguro ou também viajar com restrição de peso. No mercado existe mantas térmicas e barracas de emergência que poderão auxiliar num planejamento de viagem usando essa técnica de bivaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário