domingo, 3 de janeiro de 2010

CONTATO COM A PERMACULTURA



Se você que está lendo esse post, deve estar se perguntando sobre o que realmente a Permacultura tem haver com o cicloturismo, ou talvez tenha se dirigido ao blog a partir de fotos ou palavras chaves de bicicleta/turismo ou quem sabe pela palavra V8, que diga-se de passagem, não tem nada a ver com o que está pensando, pois não irá encontrar os incríveis motores como deve estar pensando.

Nunca tinha redigido o significado do nome do blog e o cicloturismo, pois bem, o palavra V é a inicial do meu nome Vanderson e 8 quando na posição horizontal, representa o simbolo do infinito, significando figurativamente que meus atos e realizações "poderão" ecoar para sempre.

Voltando a questão da Permacultura, nessa viagem a Petrópolis tive contato com uma pousada que se não desenvolve integralmente o conceito de permacultura, está intimamente relacionado a essa corrente de desenho sustentável de uso dos recursos naturais.

Trata-se da reserva de proteção El Nagual, localizada em Santo Aleixo, próximo ao munícipio de Magé, baixada fluminense. Fica próximo do parque nacional Serra dos Órgãos, fazendo parte do sistema de mosaíco da mata atlantica da região e também pertencendo ao ecosistema do fundo da baía da Guanabara. Na pousada El Nagual, existe a possíbilidade de aprender um pouco da culinária natural com o Adauto dono da pousada, reciclagem de material orgânico e inorgânico através das oficinas desenvolvidas  pela Mariana, também proprietária da pousada. É uma pousada diferente do convencional, onde o visitante é convidado a participar o tempo todo do processo de cocção dos alimentos e bebidas, reciclagem do lixo e sua reutilização nas oficinas e trabalhos gerais na pousada. Se você acha que vai ficar de pernas para o ar, está enganado... nesse conceito de cultura todos temos a nossa contribuição com os diferentes indivíduos e com a natureza, pois um dos alicerces da permacultura é a relação social das pessoas.

Mesmo tendo um conceito de consciência ecológica mínima, achava inicialmente que essa coisa de permacultura era trama de "bicho grilo chapado...", no entanto, de bicho e de grilo essas pessoas não tem nada, é como um negócio qualquer, com metas, planejamento, investimento, capitação de recursos etc. A diferença é a forma como as relações entre os homens e a natureza ocorre nesse ecosistema, trazendo da relação, um baixo impacto no ambiente.

Depois de ter indo na El Nagual, posso dizer que alguma coisa mudou no modo de ver o mundo, agora também ao invés de adotar o banho do Hugo Chavés, vou aproveitar a água do banho para a descarga sanitária. Apenas como um adendo, Cháves "é um ditador lunático que deveria repensar sua posição política para o povo venezuelano e aos demais países sulamericanos".

No cicloturismo buscarei rever desde a compra dos equipamentos e demais produtos meios de produzir o mínimo de impacto ao ambiente, seja no uso de óleos lubrificantes ecológicamentes corretos. Ainda... não serei radical, contudo crítico da minha posição como consumidor e poluídor.

Deixo com os leitores, o link de acesso para maiores informações sobre a permacultura.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura
http://www.permacultura.org.br/
http://www.permear.org.br/2006/07/14/o-que-e-permacultura/
http://www.artnagual.com.br/

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário