segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TRILHA SONORA E CICLOTURISMO



Já há tempos a ciência do exercício vem discutindo os efeitos da música na capacidade de concentração em atletas antes e depois das competições. Empiricamente posso afirmar que é bem diferente pedalar numa subida ou trecho extenuante com ou sem estar ouvindo uma boa música.

Nesses trechos gosto de estar ouvindo músicas com batidas intensas e guitarras distorcidas com vigor, isso acaba por interferir no meu estado de ânimo para vencer o trecho. Diferentemente antes de dormir gosto de ouvir músicas lentas e suaves com objetivo de baixar as correntes elétricas no célebro e prepará-lo para o repouso.

As músicas escolhidas é do gosto pessoal de cada uma de nós e deve ser escolhidas acima de tudo para agradar e ajudar durante a viagem.

É importante salientar a segurança de estar trafegando pelas vias movimentadas com o fone de ouvido, tendo em vista a importancia da audição para o equilíbrio e vigilia.

Não precisamos nem olhar para trás para distinguirmos um carro, moto ou caminhão. Apenas escutamos e sabemos identificar a velocidade, proximidade e percurso deste veículo, daí a importancia e bom senso durante o uso de fones de ouvido.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, todos os sentidos devem estar funcionais na hora de pedalar nas estradas movimentadas.... !
    salut desde Petro
    Marisa

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo, concentração, essa é a palavra. Como vc disse, não necessariamente vc precisa olhar para trás para saber se vem carro !

    Qdo estou pedalando e sempre com música a atenção automaticamente se redobra.

    O aparelhinho de mp3 é um acessório da bike !!! É assim que costume dizer.

    Um abraço e bons pedais !

    Manuel

    ResponderExcluir