quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PEDALADA NA SUÍÇA












“LA SUISSE À VÉLO E O PRAZER DAS CICLOVIAS”


Suíça é um país que além de ter muitas montanhas, têm muitas ciclovias. Para se ter uma idéia, há nove ciclovias nacionais e outras tantas vias espalhadas por todas as regiões do país. Em cada região, cidade e bairro o ciclista sente privilegio e o respeito de transitar com plena liberdade e segurança pela ciclovia.

Em “La Suisse à vélo” (http://map.veloland.ch). Aqui os cicloturistas podem encontrar todos os mapas detalhados e ainda trilhas e lugares para lá de exóticos para desfrutar da maravilha de pedalar num país muito organizado e cheio de belezas naturais. Os aventureiros mais radicais, ainda podem explorar as trilhas de montanhas, na região dos Alpes Suiços.

Em Genebra, o cidadão comum usa muito a bicicleta como meio de transporte e até mesmo a gente pode ver nos finais de semana, famílias inteiras passeando pela cidade de bicicletas. O mais lindo é ver os pais carregando os filhotes nas “carreolas” que eles usam atrás das bicicletas.

Ainda, viajar de bicicleta pela região do Lac Leman (lago de Genebra) é uma delícia, tudo é muito certinho e há tanto respeito pelos ciclistas. Podemos ver desde crianças com os pais, até pessoas bem de idade, de cabelos brancos, viajando com as bicicletas carregadas pedalando pelas ciclovias. Lógico, a região do Lago é plana, somente esta rodeada pelas montanhas os Alpes, onde sim têm as ciclovias de montanhas e de maior dificuldade.

Um dia quero voltar para viajar pela Europa inteira de bike. Agora uma coisa que nós temos no Brasil e que eles não têm, é o prazer do descobrimento, de chegar a lugares inóspitos, onde pouca gente já andou. Isso na Europa não existe mais, o preço de uma vida organizada é esse, uma vida sem muito mais para se descobrir...


Marisa Fabiana Nicolás
Pedalando pela Suíça de abril a julho de 2006

Um comentário: