terça-feira, 13 de outubro de 2009

CAMPOS GERAIS: SEGUNDO PLANALTO PARANENSE




Este post é direcionados a todos os amantes dos campos gerais paranaense, região que oferece grandes possibilidades aos cicloturistas, devido a variedade de paisagens e circuito de águas cristalinas.

A expressão "Campos Gerais do Paraná" foi consagrada por MAACK (1948), que a definiu como uma zona fitogeográfica natural, com campos limpos e matas galerias ou capões isolados de floresta ombrófila mista, onde aparece o pinheiro araucária (fonte: http://www.uepg.br/dicion/campos_gerais.htm).

A paisagem é caracterizada não só pela presença de araucárias (árvore simbolo do Paraná), mas também por ter 30% de toda a sua área coberta por campos naturais, um ecossistema bastante ameaçado. Atualmente, restaram apenas 0,2% da cobertura original desse tipo de formação no país.

Além dos afloramentos rochosos há também diversos sítios com pinturas rupestres e manifestações indígenas. A flora apresenta plantas endêmicas como à palmeira anã, alguns tipos de cactus e ciperáceas (fonte: Expedição Parques Nacionais do Brasil).
 
Fica a dica de pesquisa e viagem nos campos gerais no Paraná.
Destacando:
- Canion Guartelá (o mais famoso)
- Parque nacional dos Campos Gerais
- Prudentópolis (cidade das cachoeiras gigantes)
- São Luis do Purumã (próximo de Curitiba)
 
Com maior pesquisa, acredito que outras regiões serão encontradas para satisfazer o impeto cicloturisto dos leitores desde post e logo poderão comprovar com os próprios olhos as belezas dos campos gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário