terça-feira, 13 de maio de 2008

ESCOLHA UMA BARRACA


Existem vários modelos de barracas comercializadas no mercado atualmente, basta avaliar adequadamente qual será a condição de exposição da barraca durante a viagem (verão e inverno). Para o cicloturista que viaja duas vezes ao ano (julho-janeiro), recomendamos a aquisição de uma barraca de 4 estação, ou seja, os materiais envolvidos na confecção, são planejados tanto para as condições de calor, como frio. É claro que em condições extremas este tipo de barraca não vai propiciar conforto e segurança suficiente ao cicloturista. Para condições adversas e incomuns, tais como, campo de gelo e altitudes elevadas é sensato analisar uma barraca técnica para essas situações, ou até mesmo, específica para cada condição. Uma questão bastante importante está em relação as dimensões da barraca, se o dinheiro for curto, é interessante comprar uma barraca para duas pessoas, pois quando viajar sozinho, suas bagagens (alforges etc), estarão bem acomodadas no interior da barraca, entretanto, para viagens com duas pessoas, a barraca “poderá” ser ocupada pelos dois cicloturistas.
Outra característica importante esta vinculada ao peso. Em viagens de cicloturismo o peso transportado é muito importante ao bom ritmo de velocidade e conseqüentemente desenvolvimento de quilometragem. Preferencialmente escolha uma barraca com varetas de alumínio, elas são mais resistentes e duráveis quando comparadas as similares de fibra de vidro. Caso a vareta entorte, existe lojas que oferece varetas de alumínio para reposição, ou até mesmo com o fabricante, por isso também é relevante levantar com o revendedor a possibilidade de assitencia técnica da barracas e seus componentes.
A impermeabilidade da barraca é uma das coisas que diferem as ótimas das boas. Verifique antes de comprar as especificações do fabricante quanto a resistência em colunas d’agua da barraca, ou seja, a capacidade do tecido reter a água, antes de atravessá-lo.
Algumas barracas importadas também apresentam capacidade de reter a propagação de fogo pelo tecido especial, impedindo que a barraca inteira seja consumida pelo fogo, em caso de acidente.
Hoje no Brasil devido ao encolhimento da procura por esse tipo de produto e característica do nosso clima, as barracas são especificas para temperatura dos trópicos, porém existe marcas fabricas nos países vizinhos como, Argentina e Chile que poderão ser específicas as condições de turismo de aventura destes países.
Ao finalizar orientamos aos cicloturistas iniciantes a aquisição de um material que possa oferecer segurança e conforto durante a “hospedagem” e que seja de fácil transporte sem acarretar em carga adicional, lembrando também da durabilidade do produto em relação as viagens futuras.
Caso haja alguma dúvida, envie para discussão.
Boas pedaladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário