domingo, 25 de maio de 2008

COMIDA PARA VIAGEM


O objetivo deste artigo é procurar incentivar as pessoas a adotarem bons hábitos alimentares durante suas viagens de aventura, sendo importante para nutrição, auto-estima e sociabilização os indivíduos, seja no camping com os amigos, no acampamento com os parceiros de viagem ou solo. É o momento de pensar em outras coisas importantes para o seu bem estar e das pessoas que estão compartilhando o momento com você. Sempre preparo minha comida e as vezes faço grandes amizades em volta da fogueira. Esse é um momento que procuro unir as pessoas ou os seus pensamentos para fortalecimento do que virá em seguida. Faça essa receita em casa inicialmente, como forma de familiarizar e decorar com os ingredientes e sua performance com o prato, depois é planejar a viagem.
INGREDIENTES:
filé de peixe (qualquer um)
batatas cortadas em rodelas finas
cenouras em rodelas finas
cebola em rodelas
tomate em rodelas
dente de alho fatiado
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de um limão
1 pouco de óleo por cima...

MODO DE PREPARO:
Limpe o file com água e limão;
Procure colher folhas de bananeira para forrar a grelha, que pode ser de pauzinhos de madeira ou especifica de metal (eu tenho uma que mandei fazer, ficou do tamanho de um caderno universitário, é fácil de carregar, tanto na mochila como no alforge).
Muito cuidado durante a busca das folhas de bananeira, devido a presença de uma aranha chamada armadeira (banana spiders).
Prepare tudo sobre a grelha forrada com as folhas ou papel alumínio, detalhe quanto maior for os pedaços dos legumes, maior será o tempo de cozimento, porém a carne do peixe não poderá ficar cozinhando por muito tempo.
Coloque uma fila de legumes na primeira camada e depois o peixe por cima, em seguida cubra a carne com o restante dos legumes.
Faça uma bolsa bem fechada dos legumes e peixe, pois o objetivo é cozinhar a comida na folha da bananeira num tipo de forno.
Não deixe a grelha muito próxima do fogo, pois poderá pegar muita fumaça* e passar o gosto para os alimentos e pior, os pauzinhos da grelha podem queimar, e a comida cair na fogeira.
Se você não tiver os legumes, não faz mal, poderá fazer da mesma maneira, apenas com sal, principalmente com peixe fresco. (fiz isso em Superagui na praia deserta).
É muito importante a boa alimentação durante a viagem e você mesmo poderá fazer a comida, levando pouca coisa e gastando quase nada. Essa comida é fonte rica de carboidratos dos legumes, proteína e gordura do peixe.
Bom apetite.
* galhos e folhas verdes fazem muita fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário