domingo, 4 de maio de 2008

BACKPACK: Aspectos biomecânicos, fisiológicos e ergonômicos durante o transporte de cargas



As mochilas representam versatilidade para inúmeras situações de uso tanto no trabalho, escolas e atividades recreativas, sendo amplamente adotada em várias culturas como maneira de transportar cargas. O objetivo deste trabalho de revisão, foi levantar informações acerca do carregamento de cargas em mochila pelos adultos, especificamente militares, estudantes universitários e montanhistas. A revisão sistemática da literatura foi realizada a partir das bases de dados on line Medline, Pubmed, Science Direct, Google Scholar, Highwire e Schielo, utilizando palavras chaves relacionadas ao tema. Carregar cargas em mochilas acima do peso recomendado por um período longo e com velocidade elevada da caminhada, desenvolvem alterações no custo energético, mecânica da locomoção e aumento nas forças internas exercidas nos discos intervetebrais e vertebras da coluna . A habilidade e capacidade física dos usuários parece ser um fator determinante no desenvolvimento de dores nas costas durante o uso da mochila. As mochilas com duplo apoio e MOLLE (Modular Lightweight Load Carrying Equipment) continuam sendo sugeridas como forma de minimizar os efeitos da carga na coluna, porém esses equipamentos não são unanimidade entre os pesquisadores, pois carece de dados mais precisos sobre os reais benefícios do uso. O fator diretamente atacada pelas pesquisas, esta relatada ao volume de peso transportado pelos militares e montanhistas, de acordo com essas pesquisas, aconselham a colocação da carga próxima ao corpo L5 e S1 e sustentado por alças complementares para distribuição do peso ao quadril. Conclui-se ao final desse trabalho, realização de estudos mais aprofundados e específicos com modelos de mochilas double pack e MOLLE conforme propostas dos estudos realizados com militares levando em consideração o terreno e tempo de caminhada.

Palavras chaves: mochilas, dispêndio energético, condicionamento físico, andar, coluna vertebral, carregamento de cargas, cinemática, cinética e ergonomia.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
NASCIMENTO, V. C. Fatores Biomecânicos, Fisiológicos e Ergonômicos do carregamento de cargas em mochilas: Revisão de literatura. Trabalho de conclusão de curso de Especialização em Ergonomia. UFPR, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário