sábado, 10 de maio de 2008

Bouldering


Bouldering é um tipo de escalada em pequenas rochas ou paredes, utilizando apenas proteção de colchões. Para este esporte o objetivo é realizar a ascensão de forma mais tecnica possível. Quanto maior o tempo de pratica e dedicação a modalidade, igual será os riscos do desenvolvimento de lesões. Escaladores devem estar ciente dos fatores de risco e capacidade de intervir logo aos primeiros sinais e sintomas de lesão. A ciência do exercício tem procurado investigar a prevalência e incidência de lesões. Referindo as lesões e síndromes de uso em excesso em boulderers. O esporte parece ser mais seguro quando comparado a modalidade em ambiente natural. Analisar boulderers que procuram tomar medidas preventivas entre os grupos estudados, parece não apresentar resultados satisfatórios, pois ambos praticantes de escalada indoor e outdoor apresentaram associação as lesões nos dedos e nos tornozelos. Porém os estudos afirmam que praticar bouldering outdoor aumenta o risco de prejuízo aos dedos das mãos.
Medidas de prevenção devem ser adotadas desde os praticantes iniciantes, como técnicas de encordoamento de segurança e queda. As paredes e terreno deverão ser completamente cobertos com tapetes e colchões suficientes. Quanto aos escaladores mais experientes, devem reduzir a ascensão em vias mais técnicas, como a utilização de agarras pequena e distantes do corpo, bem como, rotações da perna, enquanto estiver sustentando pressão.

Vanderson Cleyton Nascimento

Profissional de Educação Física/Ergonomia do Trabalho

CREF: 008691 G/PR

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
1. JONES, G.; ASGHAR, A.; LLEWELLYN, D. J. The epidemiology of rock climbing injuries. Br J Sports Med. v. 7, dez, 2007.
2. STELZLE FD, GAULRAPP H, PFÖRRINGER W. Injuries and overuse syndromes due to rock climbing on artificial walls. Sportverletz Sportschaden. v. 14, n. 4, p. 128-33, dez, 2000.
3. WRIGHT, D. M.; ROYLE, T. J.; MARSHALL, T. Indoor rock climbing: who gets injured?
4. Br J Sports Med. v. 35, p. 6, p. 45, dez, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário