quarta-feira, 20 de maio de 2009

REDUÇÃO DORES APÓS PEDALADA



Após uma viagem extremamente rigorosa do ponto de vista físico, o corpo pode sentir os efeitos e apresentar desconfortos desagradáveis. A dor muscular tardia (DMT) é um fenômeno que acomete cicloturistas que iniciaram uma viagem, iniciaram com grande carga ou em percursos muito íngremes , ou mesmo aqueles sem o hábito de carregar cargas nos alforges.

A dor e o desconforto geralmente começam algumas horas após o término da pedalada, sendo mais intensos em tomo de 24 a 48 horas.

A duração e a intensidade da DMT, as alterações da contração muscular e a presença de substâncias químicas marcadoras da lesão na circulação sangüínea podem variar dependendo da duração, intensidade e o tipo de exercício realizado.

Mais recentemente a atenção tem sido dada à crioterapia (tratamento com gelo) no auxílio da recuperação da lesão muscular induzida pelo exercício.

A crioterapia pode ser considerada uma modalidade de tratamento interessante e de fácil acesso na abordagem da inflamação gerada pelas microlesões musculares induzidas pelo exercício. O propósito é reduzir o processo inflamatório, o edema (inchaço), a formação de hematoma e também a dor.

A imersão em água gelada (10 a 15 graus), tão freqüentemente utilizada nas modalidades de futebol, voleibol e atletismo, apresenta benefícios relacionados à redução do edema, da tensão muscular e da atividade de algumas substâncias químicas.

A redução da temperatura muscular entre 10 e15 graus provoca diminuição da velocidade de condução nervosa, modifica a atividade do fuso muscular (estrutura importante na regulação do tônus muscular), podendo reduzir a dor.

Contra-indicação

Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.

Bolsas Frias

A temperatura de armazenamento deve ser de aproximadamente -5ºC por pelo menos 2 horas antes de uso. Por razões de higiene, deve se colocar uma toalha entre a bolsa e a superfície da pele. O ar é um condutor térmico pobre, portanto, devemos molhar a toalha com água para que facilite a transferência de energia.

O cicloturista poderá usar a água das piscinas de cachoeiras tendo em vista que a temperatura é sempre regelante e útil para realização da crioterapia.

Boa viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário