terça-feira, 19 de maio de 2009

MÍNINO IMPACTO



Cuide dos locais por onde passa, das trilhas e dos acampamentos


Ao montar o seu acampamento, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto. Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem. Em qualquer situação, acampe a pelo menos 60 metros da água.

Não cave valetas ao redor das barracas, escolha melhor o local, de modo que a água escorra naturalmente e use um plástico sob a barraca.

Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar.

Remova todas as evidências de sua passagem. Ao percorrer uma trilha ou ao sair de uma área de acampamento certifique-se que esses locais permaneceram como se ninguém houvesse passado por ali.

Proteja o patrimônio natural e cultural dos locais visitados. Respeite as normas existentes e denuncie as agressões observadas.

Traga seu lixo de volta


Embalagens vazias pesam pouco e ocupam um espaço mínimo em seu alforge. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta.

Não queime nem enterre o lixo. As embalagens podem não queimar completamente, e animais podem cavar até o lixo e espalhá-lo. Traga todo o seu lixo de volta.

Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros) na área, cave um buraco com quinze centímetros de profundidade a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, em local onde não seja necessário remover a vegetação. Amasse as fezes para facilitar a decomposição.

Traga papel e outros produtos higiênicos de volta.

Não use sabão nem lave utensílios e panelas em fontes de água. Lave o que for necessário a pelo menos 60 metros das fontes d’água. A areia da margem do rio ou cachoeira poderá ser utilizada ao invés da esponja para limpar as panelas.

Evite fazer fogueiras

Fogueiras enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma grande causa de incêndios florestais.

Para cozinhar, utilize um fogareiro ou espiriteira a álcool próprio para acampamento. Os fogareiros modernos são leves e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito mais rápido e prático que acender uma fogueira.

Para iluminar, utilize um lampião ou uma lanterna ao invés de uma fogueira.

Para se aquecer, tenha a roupa adequada para o clima do local que está visitando. Se você precisar de uma fogueira para se aquecer, provavelmente planejou mal a sua aventura.

Faxina na bike

Evite fazer faxina na bicicleta com utilização dos derivados de petróleo (querosene, gasolina e óleos lubrificantes). Esses produtos podem contaminar o solo ou animais que possam ter contatos.

Não jogue pilhas no lixo, leve para os pontos de coletas deste tipo de material.

Traga da viagem todos os componentes repostos, pneus, câmaras e etc.


Para saber mais, visite http://www.pegaleve.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário