domingo, 12 de abril de 2009

CAMINHO DO VIAMÃO - ESTRADA REAL


Escrevo este artigo aos cicloturistas que buscam conhecer lugares diferentes e interessantes entre esses dois estados na região sul-sudeste.
O caminho sugerido tem muita história em conseqüência do tropeirismo, que utilizava a rota como forma de comercialização de produtos entre o sul do Brasil e as Minas Gerais. Muitas cidades foram fundadas pelos tropeiros que faziam dessas antigas fazendas hoje cidades, locais de repouso e mascates dos produtos. Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil. As cidades de Taubaté, Sorocaba, Viamão, Santana do Parnaíba e São Vicente são algumas das pioneiras que se destacaram pela atividade de seus tropeiros.
Indico o cicloturismo entre as cidades de Jaguariaíva-PR e Itaraté-SP, duas cidades com grande potencial natural de paisagem e geografia, além do aspecto cultural presentes na região, também conhecida pelo caminho do Viamão, também designado como "Estrada Real", a mais utilizada, partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Curitibanos, Papanduva, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaiva, Itararé, alcançando Sorocaba.
Em destaque de passeios podemos inicialmente indicar o vale e cachoeira do corisco, fenda canyon Jaguaricatu, cocheira da invernada, trilha do lajeado, além do turismo rural em chácaras e fazendas que desenvolvem essa atividade como forma de atender melhor os turistas (ciclo) e ter mais uma fonte de renda na propriedade.
A distância entre essas duas cidades são de aproximadamente de 20km, no entanto os locais naturais ficam afastados das estradas mais movimentadas, gerando deslocamentos adicionais e com dificuldades ainda maiores devido ao pavimento do percurso.
Além da atividade de cicloturismo o viajante dependendo da estação do ano poderá desfrutar de atividades aquáticas (rafiting, cannyonning e rapel nas diversas cachoeiras da região). O trekking (trilha das cachoeiras; trilha do segredo; estância vale do paraíso cachoeira das sete quedas) também poderá realizar passeios e travessias na região dos canyons, como no parque ecológico da barreira.
Prepare-se para uma viagem intensa do ponto de vista histórico e natural por essa região pouco visitada pelos cicloturistas no caminho dos tropeiros.

MAIORES INFORMAÇÕES
DISTÂNCIA DE SÃO PAULO A ITARARÉ: 345 km – aprox. 4 horas 43 minutos
DISTÂNCIA DE CURITIBA A SENGÉS: 230 km – aprox. 3 horas 21 minutos
EMPRESA DE ÔNIBUS: TRANSFADA Rua: Coronel Frutuoso nº 1368 — Bairro Cruzeiro — Itararé / SP CEP 18460-000
Fone: (15) 3532-8400 / 3532-8403

V8 CICLOTURISMO
CURITIBA-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário