domingo, 22 de junho de 2008

ALFORGES


Indiscutivelmente um acessório elementar durante as viagens médias e longas de cicloturismo, pois auxilia os ciclistas no transporte de cargas (roupas, materiais de camping, alimentação etc).
Os alforges são fabricados por inúmeros materiais têxteis, garantindo sempre o conforto, proteção e resistência dos tecidos empregados na confecção. Atualmente no Brasil há várias fabricas de equipamentos produzindo esse tipo de acessório e tantos outros pequenos espalhados pelo Brasil.
Especificamente as empresas produzem bons equipamentos comparados aos padrões nacionais, apresentando boa estrutura, acabamento, desenho e materiais envolvidos. Outro diferencial das marcas fabricadas no Brasil é a possibilidade de encontrar com facilidade a assistência técnica para reparos. Isso não omite as criticas de que muita coisa ainda precisa melhorar nos equipamentos, desde os feitos no Brasil ou importados da China.
Os alforges nacionais são fabricados quase que exclusivamente de Cordura® DuPont e/ou por poliéster 600D. O primeiro material é mais resistente devido a forma como as tranças do tecido é formada, garantindo resistência muito maior a torques e abrasão. Com relação ao poliéster, este também é resistente e apropriado para confecção de alforges, porém com menor resistência e durabilidade quando comparado a Cordura®.
Para cicloturistas ocasionais que realizam 1 ou 2 viagens durante o ano, acredito que o poliéster deva ser durável de 2-5 anos, sem grandes intervenções de reparos. Com a Cordura® já é acrescido um tempo de durabilidade maior para mesma situação, acreditando ser provavelmente durável por volta de 10 anos ou até mais, dependendo sempre do cuidado e da manutenção preventiva.

PRINCIPAIS DICAS PARA COMPRA DO ALFORGE

- Adquira alforges com 25-35litros (neste caso quanto maior não é melhor)
- Qual material envolvido na confecção do alforge? (cordura 500D, poliéster 600D ou combinados)
- Verifique a impermeabilidade de tecido (o alforge tem capa de chuva?)
- A sustentação no rack e fácil ou difícil? (faça o teste você mesmo)
- Simule uma pedalada com o alforge e veja se bate no calcanhar
- Analise o espaço entre o alforge e a roda da bicicleta (compre bagageiros corretos para transportar alforges)
- A amarração do alforge no rack, permite o correto ajuste sem deixar folga?
- Analise a resistência das fitas de ancoragem ou sistema de fixação (os klickfix para trechos não pavimentados podem ser ruins, devido a grande vibração e o destravamento do engate)
- A fábrica oferece assistência técnica permanente?
- Caso de pequenos fornecedores, estes são confiáveis?
- Há fitas ou adesivos refletivos no corpo da bolsa?
- Qual será a facilidade de transporte durante a transição em rodoferroviárias e aeroportos etc
- Evite alforges que viram bolsa, mochila, saco estanque etc, pois podem acabar não sendo um alforge...

São essas as dicas e vale lembrar que em grandes empreitadas, é preciso ponderar a necessidade de transferir peso para alforjes dianteiros (15-20 kg), caso o peso do alforge traseiro esteja abarrotado, o rack pode quebrar depois de um (ns) buracos ou pequenos paralelepípedos.

Marcas produzidas e facilmente encontradas no mercado nacional.
CURTLO (origem: SP)
ARARA UNA (origem: Franca – SP)
POC (origem: interior RS)
CARATUVA (origem: Curitiba – PR)
RAPEL (origem: Curitiba – PR)
ALTO ESTILO (origem: Curitiba – PR)
SOLID SOUND (origem: Curitiba – PR)
AÇÃO PRÓ-BIKE (origem: e-commerce)

Depois dessas dicas, corra para garantir o seu equipamento para as férias de inverno.
Até o próximo post.


2 comentários:

  1. Todas as marcas apresentadas no artigo têm sites, procuro em qualquer buscador e encontrará os equipamentos dessas marcas. Também encontrará em lojas virtuais, onde saberá o preço de cada equipamento.

    ResponderExcluir
  2. Todas as marcas apresentadas no artigo têm sites, procuro em qualquer buscador e encontrará os equipamentos dessas marcas. Também encontrará em lojas virtuais, onde saberá o preço de cada equipamento.

    ResponderExcluir