sábado, 2 de abril de 2011

QUANTO CUSTA COMER NO BRASIL?



Quando estive na Argentina encontrei com cicloturistas do mundo inteiro (Austria, Belgica, E.U.A, Alemanha e do próprio país visitado).

Umas das dúvidas recorrentes ao visitar o Brasil  é a questão de gastos com alimentação. Por vezes tive que comentar como são os valores praticados em média nos restaurantes.

Disse que a alimentação e valores podem variar entre as regiões visitadas. Por exemplo, se estiver visitando o sul do país haverá mais oferta de carne vermelha, porco e frango. Já uma viagem ao norte do Brasil (litoral) haverá disponibilidade maior de peixe e frutos do mar.

No sul onde resido existe também o fator cultural das comidas populares, devido a presença dos imigrantes alemãs, italiana e gaúcha que influenciaram muito a culinária dessa região.

Em média a alimentação deve levar entre almoço e jantar a quantia de Euro ($) 10,00/dia ou US$ 6,86. Com esse valor dá para comer bem e tendo uma boa higiene durante o processo de cocção.

Existe também valores bem mais baratos quanto aos apresentados desde Euro ($) 3,00 ou US$ 4,00. Contudo, a constituição do prato pode variar entre os componentes e volume ofertados.

Prato Feito (PF)
o que tem nisso...
Arroz
Feijão
Salada (tomate e/ou alface)
Ovo, linguiça e/ou batata frita
Farofa (mais no norte do Brasil ou restaurantes de beira de estrada)
Carne (frango, peixe e/ou carne suína ou bovina.
Acompanhamento quente (repolho ou couve cozida e cenoura)
Suco (às vezes)
Sobremesa (postre) fruta ou musse

Pode ser servido em porções separadas ou num único prato.
Em restaurantes de beira de estrada ainda poderá ser encontrados churrascarias ou costelarias praticando os valores indicados para rodízio de carne (espeto corrido). Come-se todas as carnes assadas pela restaurante até não poder mais... aaa uu

Comer no Brasil para turistas (cicloturista) é muito barato, inclusive quando comparado aos valores praticados nos países do Mercosul.

Gastos com alimentação não deverá ser impecilho para fazer uma viagem em qualquer região. Em locais de alta temporada de visitação os valores podem variar de 20 a 40% do indicado.

Bona apetit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário