domingo, 13 de junho de 2010

SUSPENSÃO TRASEIRA OU DIANTEIRA?



O objetivo do presente estudo foi determinar os efeitos dos sistemas de suspensão sobre o desempenho dos ciclistas durante o ciclismo off-road. MÉTODOS: Oito ciclistas de elite do sexo masculino (67,8 + / -5,8 ml / min / kg (.-) VO (2max)) realizaram testes de 30 minutos andando de bicicleta com duas configurações diferentes de suspensão: a suspensão dianteira (SD) e dianteiro e suspensão traseira (ST). A freqüência cardíaca, concentração de lactato sanguíneo, o torque de pedalada, cadência, velocidade e distância concluída durante o teste. Os dados foram medidos através da creatina quinase (CQ), desidrogenase láctica (LD) e transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) medidos antes e após os teste.

RESULTADOS: A cadência média, durante a prova foi significativamente maior (p <0,05) com o ST (73,6 + / -6,1 rpm) do que o SD (70,2 + / -6,2 rpm). Indivíduos andavam muito mais rápido (p <0,05) com a ST (24,1 + / -2,6 km / h) do que em bicicleta com SD (22,9 + / -2,4 km / h), embora nenhuma diferença significativa foi observada no torque ao pedalar (240,7 + / -26,6 W vs 242,2 + / -28,8 W, ST x SD, respectivamente). Creatina quinase aumentou significativamente (p<0,05) em 24 h após o julgamento, quando os ciclistas exercido com a bicicleta SD.

CONCLUSÕES: Nós concluímos que o SD melhora o desempenho do ciclismo em terrenos acidentados. A suspensão traseira pode ser mais indicada para corridas de cross-country de mountain bike.


NOTA DO V8:

Como no cicloturismo as bicicletas mais utilizadas são de quadro rígido, no entanto acredito que as bicicletas com suspensão traseira poderão utilizar trailers. Dessa forma o peso da bagagem poderia repercutir minimamente no curso do amortecedor. Acho que trailers com conecção de engate no cano de selim, poderá ser uma boa opção.

Entre em contato com o fabricante de trailers argentino Edgard. Aqui no blog tem um link no gadget "cicloturismo activo" e pergunte sobre a experiência de transportar trailer em bicicleta com suspensão traseira.


RESUMO ORIGINAL 
J Sports Med Phys Fitness. 2004 Dec;44(4):356-60. 
Full suspension mountain bike improves off-road cycling performance. 
Nishii T, Umemura Y, Kitagawa K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário