sexta-feira, 4 de junho de 2010

PREPARAÇÃO MENTAL E PLANEJAMENTO


Viajar de bicicleta é realmente uma decisão que deve ser tomada com muito planejamento e condicionamento mental.

A viagem deve ser estudada em seus mínimos detalhes e mesmo assim não é garantia que tudo vai transcorrer perfeitamente, alias, sempre tem alguma coisinha... que acaba surpreendendo, seja positiva ou negativamente. Por exemplo, o furo de pneu pode ser uma situação de detalhe ao cicloturista conhecedor da forma como consertar a camara. Já ao cicloturista inexperiente, estará frente a uma situação de estresse e marcar como uma experiência ruim.

Existem outras muitas condições que devem ser mentalizadas, treinadas e planejadas durante a viagem de bicicleta, como no caso de acampar ou hospedar? Para maioria dos iniciantes, o ato de acampar em ambiente selvagem pode causar grande impacto emocional, em vista do apego as condições que trazem conforto como, banho quente, comida preparada em local higienizado, cama e lençol limpo etc. No camping selvagem, muitas situações acabam por não ocorrer, sendo necessário não tomar banho ou na melhor das hipóteses rolar um banho de gato, comer macarrão instantâneo feito na panela ainda suja do almoço e dormir sobre isolante térmico, num local onde 6:00pm já esta escuro.

Na viagem solo, essas condições pode acabar atacando o psicológico com maior intensidade, quando não se tem ainda a real consciência da estrada e as armadilhas da mente.
Antes de sair numa viagem, faço o exercício da preparação mental, tento criar mentalmente condições ruins e busco através de esquemas solucionar o problema, acredito que dessa forma, preparo a minha mente ou me condiciono para situações plausíveis de ocorrência, buscando ter paciência e disernimento para conseguir solucionar caso venham acontecer.

Dicas: se você planeja dormir em barraca de modo selvagem, prepare sua cabeça para essa situação e quando mais cedo você encontrar um local para montar o equipamento, melhor será a sua adaptação ao  ambiente. Sempre procuro finalizar a viagem por volta das 4:00pm. A partir desse momento começo a procurar locais para dormir, seja no meio do nada, ou pedido um pouso em algum terreno em chácaras ou residências de locais. Se planejar dormir os pousadas ou hotéis, reserve uma vaga antecipada, isso garante que quando chegar lá, haverá a sua cama... 

Para finalizar, confie em voçê, em seu planejamento, equipamentos e os reais motivos que levaram você estar sobre essa bicicleta na frente de uma casa, olhando para esquina logo na frente e pronto para sair. Você gastou tempo, dinheiro e agora só você pode dar vida ao projeto. 

"não tenha medo" filme Apocalypto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário