O ouvido é o órgão da audição e também do equilíbrio. Converte ondas sonoras em impulsos nervosos que ao atingirem o cérebro são interpretados como sons. Contém o sistema vestibular que é responsável pelo equilíbrio e é acionado ao se movimentar a cabeça.
Quando se refere a equilíbrio, especifica-se aquela situação na qual o corpo adota uma determinada posição em relação ao espaço, o qual a cabeça é dirigida para cima e a face para frente com ereção do corpo todo com o intuito de posicionar a cabeça na parte alta, essa posição em pé é a posição ortostática ou ereta (DOUGLAS, 2002). Sendo assim, mesmo um comportamento cotidiano como a manutenção da posição ereta, ao contrário do que parece, é uma tarefa complexa que envolve um complexo relacionamento entre informação sensorial e atividade motora (BARELA, 2000).
Quando estamos andando de bicicleta muitos dos mecanismos de controle do equilíbrio estão trabalhando com sobrecarga total, tanto sistema visual e auditivo que servem como nosso sistema de localização espacial.
No momento que nós decidimos utilizar o fone de ouvido, abdicamos de um dos sistemas e sobrecarregamos o outro restante.
Existe nesse caso uma grande desvantagem, não temos olhos na nuca e ficamos dessa forma em desvantagem com os demais veículos, mesmo utilizando espelhos retrovisores, a razão disso, é que os automóveis são mais rápidos em comparação aos bikes...
Na verdade o que gostaria de deixar claro é que o uso de fone de ouvido durante a pedalada é um grande risco a integridade do ciclista e dos demais usuários da via.
É importante reconhecermos essa limitação do corpo humano como fator preventivo de acidentes no trânsito.
Também reconheço o fator motivacional que a música exerce sobre o ciclista e até está sendo estudada por diversos laboratórios de desempenho humano, com o foco de modulador da ansiedade e estimulante do sistema nervoso central em atletas de alto nível de desempenho.
Essa pode ser a dica, evite o uso de fone em locais com movimento de automóveis, restringindo para depois da pedalada.
V8 CICLOTURISMO
CURITIBA
Quando se refere a equilíbrio, especifica-se aquela situação na qual o corpo adota uma determinada posição em relação ao espaço, o qual a cabeça é dirigida para cima e a face para frente com ereção do corpo todo com o intuito de posicionar a cabeça na parte alta, essa posição em pé é a posição ortostática ou ereta (DOUGLAS, 2002). Sendo assim, mesmo um comportamento cotidiano como a manutenção da posição ereta, ao contrário do que parece, é uma tarefa complexa que envolve um complexo relacionamento entre informação sensorial e atividade motora (BARELA, 2000).
Quando estamos andando de bicicleta muitos dos mecanismos de controle do equilíbrio estão trabalhando com sobrecarga total, tanto sistema visual e auditivo que servem como nosso sistema de localização espacial.
No momento que nós decidimos utilizar o fone de ouvido, abdicamos de um dos sistemas e sobrecarregamos o outro restante.
Existe nesse caso uma grande desvantagem, não temos olhos na nuca e ficamos dessa forma em desvantagem com os demais veículos, mesmo utilizando espelhos retrovisores, a razão disso, é que os automóveis são mais rápidos em comparação aos bikes...
Na verdade o que gostaria de deixar claro é que o uso de fone de ouvido durante a pedalada é um grande risco a integridade do ciclista e dos demais usuários da via.
É importante reconhecermos essa limitação do corpo humano como fator preventivo de acidentes no trânsito.
Também reconheço o fator motivacional que a música exerce sobre o ciclista e até está sendo estudada por diversos laboratórios de desempenho humano, com o foco de modulador da ansiedade e estimulante do sistema nervoso central em atletas de alto nível de desempenho.
Essa pode ser a dica, evite o uso de fone em locais com movimento de automóveis, restringindo para depois da pedalada.
V8 CICLOTURISMO
CURITIBA
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