sábado, 27 de fevereiro de 2010

QUAL BICICLETA?


A questão pertinente não é apenas saber qual a bicicleta ideal para aquisição e sim saber o que vou fazer com a bicicleta. Esse post esta longe de ser um indicativo de marca ou modelo de bicicleta para compra.O que gostaria de expressar com o post, são as indicações pertinentes ao próprio objetivo de uso da bicicleta, antes do momento da visita a bicicletaria.

São algumas questões que deverão ser respondidas antes do momento da compra, entre elas a mais importante. Qual é a melhor bicicleta? na verdade, o questionamento correto deva ser, qual é a melhor bicicleta para mim? Neste caso, deve ser levado em conta a antropometria do cliente (medida corporal), e gênero e quase que em seguida, deve ser respondido a pergunta da especifidade para que irei usar o produto. 

No caso do cicloturismo, a bicicleta deve ser quase que exclusivamente rígida (hartdrail). Em muitas bicicletarias existem uma grande quantidade de quadros e marcas, além de ligas de alumímio ou alumínio... faço essa sátira em vista da falta de quadros em cromo comercializados no Brasil.

Vamos pedalar com o que tem aqui mesmo... ou seja alumínio e acreditar que existe mesmo melhores ligas que garantam a maior durabilidade desse material.

Os componentes são uma condição que tira o sono de muita gente, atualmente a Sram vem entrando do mercado nacional de forma abrangente em todas as oficinas, já percebemos a divisão de balcão entre os Shimanos e Sram.

Citando apenas o componente que conheço, acredito nas atividades de cicloturism o grupo Alivio seja o mais indicado ou capaz de responder de modo satisfatório o uso. É claro que o melhor é XTR, no entanto, talvez numa condição de custo benefício o primeiro indicado seja totalmente indicado.

A Vzam tem ótimos aros que podem ser adicionados ao conjunto da obra até o seu final. Com relação aos componentes específicos no cicloturismo, como o caso do bagageiro, tenho um Tranz-X e não é bom, apenas de usar a mais de 5 anos, acredito também que a entrada dos acessórios da Topeak (USA) são melhores e mais resistentes.

É esperado também a possibilidade do cliente poder montar a bike com componentes combinados, ou seja, cubos XTR-Shimano e cambios Alivio ou vice-versa, ficando a critério do cliente.

Esses são alguns indicativos que poderão ser discutidos na momento de montar uma bicicleta para cicloturismo, importante lembrar que a montagem da bicicleta deve ser especifica em relação ao próprio usuário, e não para satisfazer um ego de aquisição do melhor ou parecer melhor aos terceiros.
Talvez no momento de aquisição os recursos financeiros não estejam dos melhores, no caso, há componentes muito bons e que podem ser utilizados, como no caso dos componentes Acera e Altus da Shimano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário