domingo, 28 de fevereiro de 2010

 

As diferenças na ventilação por minuto entre ciclistas, pedestres e passageiros de ônibus, estão expostos a influência da inalação de doses de poluição do ar. O estudo desenvolvido por ZUURBIER et al., (2009) estimou a ventilação/minuto de ciclistas, passageiros de carros e ônibus, como parte de um estudo sobre os efeitos na saúde da exposição dos viajantes a poluentes atmosféricos.

 A ventilação/minuto durante passeios de bicicleta, em média são, 2,1 vezes maior do que o carro (escala individual de 1,3-5,3) e 2,0 vezes maior do que o ônibus (intervalo individual de 1,3-5,1). A relação entre a ventilação/minuto do ciclismo em relação ao viajar de ônibus ou carro foi maior em mulheres que nos homens. A comparação do gênero específico nas equações de regressão global, ligando a freqüência cardíaca e da ventilação minuto, como um estudo anterior norte-americano, que oferece suporte para estudos sobre o nível do grupo nas equações globais e podem ser usados.

 Para calcular as doses individuais, o uso de coeficientes de regressão individual fornece dados mais precisos. Níveis de ventilação/minuto de ciclistas são em média duas vezes maiores do que de ônibus e passageiros de automóveis, de acordo com a proporção encontrada em um pequeno estudo prévio de adultos jovens.

O estudo ilustra a importância da inclusão de dados ventilação/minuto em comparar doses de poluição do ar entre os diferentes modos de transporte.

 Fonte:

Zuurbier M, Hoek G, van den Hazel P, Brunekreef B. Minute ventilation of cyclists, car and bus passengers: an experimental study. Environ Health. 2009 Oct 27;8:48.

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