Se você ainda tem dúvida, quanto ao treinamento físico para encarar um cicloturismo no próximo feriadão de corpus christs, então esse post ajudará a você no direcionamento do treino.
É bom estar bem preparado para encarar uma viagem de bike, sobretudo a preparação deve aprimorar especificamente o corpo da mesma forma como procuramos adquirir os melhores equipamentos, bicicleta e acessórios para viagem. Nosso corpo é o maior equipamento para nossa viagem de bicicleta, se não estamos bem, talvez dificilmente vamos sair do lugar...
É bom estar bem preparado para encarar uma viagem de bike, sobretudo a preparação deve aprimorar especificamente o corpo da mesma forma como procuramos adquirir os melhores equipamentos, bicicleta e acessórios para viagem. Nosso corpo é o maior equipamento para nossa viagem de bicicleta, se não estamos bem, talvez dificilmente vamos sair do lugar...
Vou inicialmente transcrever uma fala do Pedro durante a despedida da viagem 7 passos andinos. Pedro para quem ainda não se lembrou ou não sabe mesmo, foi o companheiro do Olinto durante boa parte da viagem pelos 7 passos andinos, livro e DVD.
Olinto pergunta.
- Qual é a sua dica para quem for realizar os 7 passos andinos?
Pedro responde.
- Tem que se preparar muito, muito além do que possa imaginar, porque aqui a única coisa quente aqui, é o asfalto...
Ao ler o livro entendemos também o quanto essa fala esta carregada de sentimentos e extravasada nesse momento da viagem.
Diferentemente de pensar no roteiro da viagem, o cicloturista tem por obrigação condicionar o corpo para suportar grandes cargas, seja naturalmente imposto pelo percurso ou em condição de emergência.
O percurso pode contribuir decisivamente na sobrecarga imposta ao condicionamento físico durante a viagem do cicloturista. Por mais que nos preparamos no levantamento dos dados geográficos, a prática muitas vezes pode se mostrar mais difícil do que imaginamos.
As condições de emergência são referenciadas a partir das dificuldade de encontrar pouso adequado, distância entre pontos de abastecimento, frio, calor e segurança quanto a integridade física.
A preparação física contribui no aprimoramento do metabolismo durante a atividade física. Desse modo os nutrientes e sistema metabólico estarão alinhados para consumir, transportar e utilizar adequadamente os nutrientes.
Há também e não menos importante o incremento da massa isenta de gordura corporal (ossos e músculos). O incremento desse sistema propicia a melhoria funcional do corpo para a realização das atividades, tanto físicas como cotidianas.
Praticar cicloturismo não exige o condicionamento extremamente aprimorado, em vista da característica de não ser um esporte. Não existe regras, campeonatos e atletas de cicloturismo, por isso não vemos atletas de cicloturismo, apenas nos encontramos pela estradas e pontos turísticos, são amantes do ciclismo que num determinado momento decidiram fazer uma trilha maior...detalhe, não consigo assumir a existência de recordes, se fosse contar por estar fora de casa, visitas em paises e cidades, tem vários pedarilhos "easy raiders" que já foram várias vezes para Marte...
A carga de atividade física é totalmente controlada pelo indivíduo, e desse modo há possibilidade de equilibrá-la frequentemente, entre o estímulo e a recuperação da fadiga.
Como dica geral, use a bicicleta ao máximo possível. Caso o trabalho esteja longe de casa, faça a pedalada alguns dias na semana. Contrariamente, caso esteja perto, procure realizar todos os dias. O longe e perto inicialmente tem haver com o condicionamento físico, pode ser perto, mas cansativo...
Nos finais de semana, procure estender mais o percurso, procurando áreas rurais ao entorno da cidade. Nesses dias é bom usar os alforges ou carretinhas, para simular a especificidade da atividade, primordialmente deve-se usar essa técnica nas semanas anteriores a data da viagem. O procedimento ajuda a compreender a forma como devemos realizar a pedalada, em vista a carga transportada.
Durante a semana, no cotidiano, procure um centro de atividade física para realizar o fortalecimento muscular (coluna, pernas e tronco). O fortalecimento do sistema músculo esquelético, contribui na redução do fator de risco no desenvolvimento de lesões na atividade física executada, além de aprimorar o sistema de metabolismo do corpo.
O mais importante no cicloturismo é andar de bicicleta, não deixe de fazer a atividade especifica requerida, use ao máximo a bike antes da viagem.
Good luck!
Nenhum comentário:
Postar um comentário