Nos campos gerais há muitas trilhas, cidades históricas no tropeirismo e logicamente, o pinhão.
Para preparar essa semente, deixe um tempo na brasa da fogueira e depois tire a casca. Em camping selvagem, poderá utilizar com calabresa e arroz no carreteiro. Se estiver num local com maior oferta de produtos, poderá utilizá-lo no risoto de charque. Não esqueça de beber um vinho, que pode ser um cabernet sauvingnon, malbec, carménère e/ou merlot. Não dê de cuzão... olhe o volume alcoolico do vinho, sempre presente nos rótulos, acima de 13,5 g.l / %vol é bom para relaxar bem sobre o isolante termico de 5mm durante 4-6 horas... (vinho: relaxante muscular)
A oportunidade de conhecer os campos gerais e a culinária dessa região é no feriado de corpus christs. Existem várias rotas entre elas o roteiro Tropeiro, entre Castro - Guartelá - Tibagi; Ibaiti - Arapoti - Sengés.
Ao nordeste do estado do Paraná encontra-se também as demais cidades localizadas nos campos gerais. As cidades de Jaguariaíva e Sengés oferecem grandes possibilidades de trilhas e campings selvagens, além também a culinária dos campos gerais.
Para quem vem de São Paulo, o acesso mais fácil é pela cidade de Itararé.
Para saber mais