quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CAMPOS GERAIS (PIRAÍ DO SUL ATÉ TIBAGI)


Bike route 333172 - powered by Bikemap

VIAGENS EM 2010




Neste ano de 2010, teremos vários feriadões propícios para realizar algunas cicloviagens. São períodos de 3 a 4 dias que poderão ofertar uma boa opção para passeios preparatórios aos iniciantes ou para  manutenção do condicionamento físico dos cicloturistas avançados.

Dependendo o período de feriado é importante já direcionar as compras, necessariamente as passagens aéreas, nesse caso, o cicloturista pode obter bons descontos na compra antecipada. É importante determinar as datas e sempre procurar verificar a previsão do tempo, pois dependendo, existe a possibilidade da viagem mudar de rumo.

Nas várias estações climáticas do ano, vemos diferentes manisfestações do clima, seja com frio extremo, através de geados e baixas temperaturas, como no caso do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)  ou períodos de chuva, onde vemos a maior frequencia e volume pluviométrico.

Mantenhas-se fisicamente ativo o tempo todo, exercitando o corpo de modo específico através do uso regular da bicicleta.

Para definição do roteiro, procure em site de turismo em geral, onde vai carro, cabe bicicleta...

ESTACIONAMENTO AO AR LIVRE





O ato de estacionar “acampar” ao ar livre é denominado e conhecido como “bivaque”. É um procedimento de repouso ao ar livre, com poucos recursos, utilizando de abrigos naturais ou construídos com materiais encontrados no local.


Diferentemente do acampamento selvagem, onde nesse caso o cicloturista estará utilizando de uma barraca para acampar e realizar as suas refeições.

Para muitas pessoas, o ato de acampar já é visto como quebra de paradigmas ou considerado um mau necessário. Mesmo com o avanço de toda a tecnologia de tecidos e acessórios para montanhismo e camping, posso afirmar, dormir em barraca esta longe de ser uma grande maravilha.

O bivaque pode apresentar-se útil durante viagens curtas em locais relativamente seguros, secos e temperados. Outro motivo para conhecer essa técnica é a condição é podermos prover um abrigo rápido e/ou satisfatório para sua utilização, pois como estamos num ambiente não controlado, ficamos a mercê de mudanças das condições climáticas ou sermos afetados por avalias em nossa barraca, impedindo o seu uso.


SEGUE ALGUMAS DICAS PARA MAIOR SEGURANÇA NA REALIZAÇÃO DE BIVAQUE


Avalie o local antes de preparar o acampamento, desde o solo até o teto (céu);

Evite acampar em local muito úmido;

Quando não houver a possibilidade de afastamento do rio, procure manter-se o mais alto possível do solo, use isolante térmico e observe ao redor as marcas deixadas pelo rio, geralmente nas margens há indicativos da altura onde o rio pode chegar durante alagamento ou cabeça d’água, próximo ao mar, verificar a movimentação da maré;

Tenha cuidado com insetos e bichos peçonhentos;

Em caso de bivaque em cavernas, procure a presença de morcegos, na existência, procure sair desse local, pois a merda deste mamífero pode causar inflação dos pulmões e outros tipos de moléstias;

Faça uma fogueira para espantar os bichos, apenas cuidado para fogo quanto o clima estiver seco, também evite dormir muito próximo da fogueira e

Proteja todas as partes do corpo (extremidades)


EQUIPAMENTOS

Isolante térmico (evita perda de calor do corpo para o solo)

Saco de dormir (opicional)

Teto de nylon ou mosquiteiro 2 m2 (opcional)

Tenha em mente que a possibilidade de realizar esse procedimento é possível quando se deseja ter um abrigo razoavelmente seguro ou também viajar com restrição de peso. No mercado existe mantas térmicas e barracas de emergência que poderão auxiliar num planejamento de viagem usando essa técnica de bivaque.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PEDAL FINAL

Deixo uma dica legal para ser conferida pelos leitores para esse final de semana. Trata-se de uma pedalada repleta de paisagens naturais e possibilidades de diversão.

Se você esta procurando fazer uma pedalada espetacular pela mata atlantica, passando por paredão e vales imensos, acho que você deve ir para Itararé-SP/Sengés-PR.

Para maiores esclarecimentos realizei um pedal por essa região em 2009 e postei algumas dicas que não podem faltar. No entanto, o que realmente não pode faltar, é entrar com contato com o pessoal da AMAI - Associação de Monitores Ambientais de Itararé. Estes profissionais podem ser úteis na prestação de informações, acompanhamento e planejamento do cicloturismo nesse região.

Deixo a indicação do monitor Rei Fortes, ele é ciclista e realiza passeios pela região, grande conhecedor dos pontos turísticos de Itararé e Sengés.

Contato AMAI: http://itarare.nafoto.net

Reinaldo Fortes (REI da Trekko)
reifortes1@hotmail.com
(15) 9739-0864

E não deixe de ler o post v8 cicloturismo sobre essa viagem.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PLANEJAMENTO DE VIAGEM 2010

Como maneira de planejar melhor as viagens neste ano de 2010, identifiquei todos os feriados nacionais e os dias de folga que propociarão a possibilidade de viagem cicloturística.

Fevereiro
Carnaval
Dias:

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

BLOG COM A CARA DOS SEGUIDORES



Como estou impedido de realizar mais viagens de bicicleta em vista do trabalho, pensei em deixar o blog com a cara dos meus seguidores, ou seja, convido particularmente os seguidores deste blog para enviar as suas experiências, indicação de viagem, relatos ou fotos de viagens para ampliar ainda mais os assuntos e conhecer melhor os seguidores.

Caso ainda não tenha nenhum dos requisitos anteriormente descrito, sua opinião, crítica ou elogia será bem vindo.

Os relatos serão obviamente lidos e publicados na integra e sem censura, a não ser que seja muito cabeludo... e logicamente mencionarei o crédito ao (s) autor (es) do post.

Para enviar, encaminhe o material através do @mail: ciclov8@hotmail.com

Fico a disposição

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

TODOS DE CAPACETE, MENOS OS PAIS!




8 ERROS: POST UM COMENTÁRIO DE VOCÊ FOR CAPAZ?

DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO









Quando mais novo a criança for estimulada a praticar e adotar hábitos saudáveis, maiores serão as changes deste indivíduo tornar-se fisicamente ativo no fase adulta.Uma boa estratégia é levar a criança desde cedo junto na pedalada.

Ao andar de bicicleta junto com a criança estimula o gosto pela prática, demonstrando para ela, que andar de bicicleta é bom e divertido. Naturalmente a criança quando vê o seus “heróis” andando de bicicleta, ficará mais fácil posteriomente o convencimento nas idades subsequentes.


A observação negativa, é o nosso transito e a falta de ciclovias capazes de oferecer uma relativa segurança aos ciclistas e passageiros.

Para o melhor transporte de crianças, existem vários acessórios úteis e indispensável para o carregamento na bicicleta, seja atavés da cadeirinha frontal de guidão ou assentos traseiros sobre o bagageiro. Fora do Brasil é encontrado a bike extra, interligada na traseira da bicicleta, similar ao trailer. O trailer  é ideal para crianças  muito novas, ainda bebês, pois oferecem relativa proteção do sol, chuva ou frio. Nos Estados Unidos e Europa é muito comum verificar as mães transportando suas crianças no trailer e muitas delas ignoram o carrinho de bebês em detrimento ao uso do trailer.

A KALF fabrica assentos de guidão e traseiros muito usados no Brasil, sendo um dos lideres de mercado nesse seguimento. É só procurar esse acessório nas lojas de bicicletas ou grandes hipermercados.

Aproveite esta estação para aproximar do seu filho e oferecer um bom exemplo para toda a vida.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

BICICLETA DE GUERRA

 

Nesse período de escolha de qual caça de guerra servirá politicamente e estratégicamente ao Brasil nos próximos 40 anos, decidi postar essa mensagem apresentando que as bicicletas foram muito utilizadas nas guerras e são ainda hoje são adotadas por alguns departamentos de polícia.

Apenas como fonte de informação, o último esquadrão de ciclistas foi desativado na década de 90 na Suíça, em consequência dos avanços da tecnologia militar e o custo operacional dessa divisão militar.

Aqui em Curitiba existe um grupo de guardas municipais que utilizam bicicletas durante as rondas nos parques e praças da cidade. Usam a bicicleta modelo mtb com alforges traseiros, porém alguns estão migrando para o case sobre o bagageiro, similar aos usados em motos.

Os comandantes militares, poderiam adotar mais o uso da bicicleta no patrulhamento urbano das cidades, salientando o grande impacto no custo operacional, aproximação do policial junto a população e qualidade de vida aos policiais ciclistas.

Quero ver se rola montar uma bike dessa, configurando para estilo militar.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ÓCULOS DE SEGURANÇA


Uma boa opção para uso, são os óculos de Segurança do Trabalho, por se tratar de materiais altamente resistentes e com certificação de qualidade.

São óculos confeccionados em policarbonato, material este similar ao acrílico, porém apresentam maior resistência a choque e deformidades.

Já perdi as contas de quantos óculos deixei sobre as mesas e cadeiras de pousadas e hóteis, daqui por diante utilizarei este tipo de óculos, pois além de serem mais baratos que os demais, oferecem boa proteção e com baixo custo. Acredito que os valores estejam por volta de R$ 15,00 a 50,00.

Até o próximo post.



segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

VOU ASSISTIR ESSA BAGAÇA SEM DESTINO...



Já li  alguns posts no grupo virtual e comentários adicionais da galera, no entanto gostaria de assistir para realmente poder tecer melhores comentários.

De qualquer forma, já estou prevendo o que esta por vir, formosuras de bicicletas... e quadros impecáveis, desfilando pelo litoral do Brasil, brasileiro!!!!.

Na verdade não deixa de ser uma manisfestação, que pode divulgar a possibilidade de viajar de bike, pois algumas pessoas vendo o programa podem pensar "se elas podem, eu também posso..." Pena que não é canal aberto, onde mais pessoas poderiam assistir.

Vou sair para assistir o tal programa e espero ser surpreendido, vamos verificarrrr?

Bom, poderiam fazer uma participação com a Renata Falzon, não a conheço, apenas de ver e ouvir os comentários nos X-Games ou quando tem o Nuded bike (acho que é assim!!!) , ela bota a boca no trombone. Na verdade deve haver produção para essa bagaça, de repente ela  tá invorvida e misturada no meio. Mas queria ver ela no meio dessa mulherada, para kaosar...

att

ps: nota após assistir o programa: 6,5
SUGESTÃO PARA MELHORAR: Deixar de ser margarina enlatada...

Para finalizar o tema, segue maiores ingredientes dessa margarina.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) com apoio de diversos parceiros no Estado traz a Alagoas o novíssimo programa do canal a cabo Multishow. O “Sem Destino” é um reality show, no qual as modelos Wanda Grandi, Karol Knopf e Caroline Laure viajam de bicicleta pelo litoral conhecendo pessoas, lugares bonitos, praticando esportes de aventura e ecoturismo, além de dar dicas de viagens.
Entre os dias 09 e 18 de dezembro a equipe desbravará as belezas do litoral alagoano. O programa estreou dia 07, às 22h30 no canal Multishow. Alagoas será cenário de cinco programas especiais de verão, que irão ao ar no final de janeiro. Agora é só esperar para ver as belezas do Estado na telinha.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas


domingo, 3 de janeiro de 2010

CONTATO COM A PERMACULTURA



Se você que está lendo esse post, deve estar se perguntando sobre o que realmente a Permacultura tem haver com o cicloturismo, ou talvez tenha se dirigido ao blog a partir de fotos ou palavras chaves de bicicleta/turismo ou quem sabe pela palavra V8, que diga-se de passagem, não tem nada a ver com o que está pensando, pois não irá encontrar os incríveis motores como deve estar pensando.

Nunca tinha redigido o significado do nome do blog e o cicloturismo, pois bem, o palavra V é a inicial do meu nome Vanderson e 8 quando na posição horizontal, representa o simbolo do infinito, significando figurativamente que meus atos e realizações "poderão" ecoar para sempre.

Voltando a questão da Permacultura, nessa viagem a Petrópolis tive contato com uma pousada que se não desenvolve integralmente o conceito de permacultura, está intimamente relacionado a essa corrente de desenho sustentável de uso dos recursos naturais.

Trata-se da reserva de proteção El Nagual, localizada em Santo Aleixo, próximo ao munícipio de Magé, baixada fluminense. Fica próximo do parque nacional Serra dos Órgãos, fazendo parte do sistema de mosaíco da mata atlantica da região e também pertencendo ao ecosistema do fundo da baía da Guanabara. Na pousada El Nagual, existe a possíbilidade de aprender um pouco da culinária natural com o Adauto dono da pousada, reciclagem de material orgânico e inorgânico através das oficinas desenvolvidas  pela Mariana, também proprietária da pousada. É uma pousada diferente do convencional, onde o visitante é convidado a participar o tempo todo do processo de cocção dos alimentos e bebidas, reciclagem do lixo e sua reutilização nas oficinas e trabalhos gerais na pousada. Se você acha que vai ficar de pernas para o ar, está enganado... nesse conceito de cultura todos temos a nossa contribuição com os diferentes indivíduos e com a natureza, pois um dos alicerces da permacultura é a relação social das pessoas.

Mesmo tendo um conceito de consciência ecológica mínima, achava inicialmente que essa coisa de permacultura era trama de "bicho grilo chapado...", no entanto, de bicho e de grilo essas pessoas não tem nada, é como um negócio qualquer, com metas, planejamento, investimento, capitação de recursos etc. A diferença é a forma como as relações entre os homens e a natureza ocorre nesse ecosistema, trazendo da relação, um baixo impacto no ambiente.

Depois de ter indo na El Nagual, posso dizer que alguma coisa mudou no modo de ver o mundo, agora também ao invés de adotar o banho do Hugo Chavés, vou aproveitar a água do banho para a descarga sanitária. Apenas como um adendo, Cháves "é um ditador lunático que deveria repensar sua posição política para o povo venezuelano e aos demais países sulamericanos".

No cicloturismo buscarei rever desde a compra dos equipamentos e demais produtos meios de produzir o mínimo de impacto ao ambiente, seja no uso de óleos lubrificantes ecológicamentes corretos. Ainda... não serei radical, contudo crítico da minha posição como consumidor e poluídor.

Deixo com os leitores, o link de acesso para maiores informações sobre a permacultura.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura
http://www.permacultura.org.br/
http://www.permear.org.br/2006/07/14/o-que-e-permacultura/
http://www.artnagual.com.br/

Até o próximo post.

sábado, 2 de janeiro de 2010

PETRÓPOLIS SEM BIKE


PALÁCIO IMPERIAL


CASA TÍPICA COLONIAL ALEMÃ


CASA DE VERANEIO DO PAI DA AVIAÇÃO "SANTOS DUMONT"


PALÁCIO DE CRISTAL


PARQUE NACIONAL SERRA DOS ORGÃOS


PEDRA NO AÇÚ
 
ESTRADA REAL

Após a visita a região serrana do Rio de Janeiro, tenho essa dica de cicloturismo, não trata-se de um cicloturismo apenas pelas paisagens, há também um grande patrimônio histórico e cultural presentes na região que vale a pena valorizar e reconhecer por todos.

Nessa viagem não cicloturistica, aproveitei para conhecer a cidade e as construções do período imperial luso-brasileiro presentes no perímetro urbano da cidade.

Petrópolis foi uma cidade formada em volta do palácio imperial, pensado inicialmente por D.Pedro I e concluído e utilizado efetivamente por D. Pedro II que utiilizava o palácio como casa de veraneio na estação mais quente do ano e transferia a administração monarquica do império para Petrópolis. Atualmente há possibilidade de realizar visitações a todos os cômodos do palácio imperial e visualizar o coditiano da familia  real,as peculiaridade do local, utensílios usados e móveis da época, muitos deles importados da europa e Portugal.

Outro local bastante procurado é a casa de verão de Santos Dumont, lá podemos observar o ímpeto criativo do brasileiro, pai da aviação. Logo na entrada, a maior surpresa é a subida na escada, sendo possível apenas com a perna direita, enquanto internamente na casa, só é possível subir a escada iniciando com a perna esquerda. Também é possível ver o chuveiro com água aquecida a álcool, primeiro chuveiro com água aquecida do Brasil. Uma grande sacada de Santos Dumont é a construção desta casa, internamente não há paredes, logo na entrada na casa, lançamos o ollhar em todos os cômodos.

Tanto o imperador D. Pedro II quanto, Santos Dumont, este veio para cidade, devido ao convite da princesa Isabel, para passar o período mais quente do ano na região serrana do estado do RJ, foi exatamente uma artimanha de fugir do calor presente próximo RJ, dessa forma são chamadas de casas de verão, é ao contrário... fugir do calor do Rio de Janeiro!!!

Para finalizar esse post, tenho de indicar para visitação o Parque nacional Serra dos Órgaõs, leva esse nome devido ao formato dos cumes das serras e a primeira visualização dos portugueses quando da passagem por essas terras. Os cumes das montanhas lembram o tubo de um orgão "antigo", daí o nome. Existem várias trilhas e a grandes travessias pelo parque, uma delas é a travessia  de Petrópolis até Teresópolis, passando por paisagens e corredeiras de rios.

Tenho que confessar ao final desse post, que pedalar por essa região é extremamente pesada em relação ao desnível do terreno, com várias subidas puxadas e muitas vezes "conquistadas" empurrando o bike. Um dos indicativos para essa constratação, é que não vi muitas bikes na cidade e quando via, eram usadas na maioria por jovens (15-25 anos), ou seja, tem que ter vitalidade para encarar Petrópolis de magrela... Outro detalhe é que a maioria das ruas são estreitas e dificultam o tráfego de bike.

Gostei de ter conhecido essa cidade, que faz parte da história do meu país e ter conhecido mais um estado que ainda não tinha visitado. Fiquei imaginado e refletindo sobre a arquitetura colonial e urbanas das cidades (Petrópolis e Rio de Janeiro) tentando entender a adaptação do homem no espaço, com as suas casas construídas umas sobre as outras nos morros e encostas, seja de maior ou menor poder aquisitivo. Não sei nada de arquitetura, mas acredito simpróriamente e na vã igonorancia que é a mesma forma que os gregos moradores da faixa litorânea usaram para melhor aproveitar o espaço na terra. Em Petrópolis existe pouca área plana para construção, restando dessa maneira os locais de morros e encostas.

Foi nesse período de intensas chuvas que ocorreram os acidentes em Angra dos Reis e baixada fluminense. Até estava com receio, pois entre o dia 30/12 até a manhã do dia 31/12/2009, choveu torrencialmente na cidade, nunca tinha ouvido... tanta chuva a noite, foi uma "chuva de verão" a noite toda. Comentava com as pessoas sobre o risco de enchente e desabamentos na cidade, com pouco interesse as pessoas ignoravam o comentário - "aqui as casas são fixadas na pedra"

Conforme indicação da minha cunhada, um bom periodo do ano para conhecer a região serrana é na primavera, entre os meses de setembro a novembro, não chove muito e não tem tanto calor e descargas elétricas.

Feliz 2010
Até o próximo post.