domingo, 12 de abril de 2009

CAMINHO DO VIAMÃO - ESTRADA REAL


Escrevo este artigo aos cicloturistas que buscam conhecer lugares diferentes e interessantes entre esses dois estados na região sul-sudeste.
O caminho sugerido tem muita história em conseqüência do tropeirismo, que utilizava a rota como forma de comercialização de produtos entre o sul do Brasil e as Minas Gerais. Muitas cidades foram fundadas pelos tropeiros que faziam dessas antigas fazendas hoje cidades, locais de repouso e mascates dos produtos. Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil. As cidades de Taubaté, Sorocaba, Viamão, Santana do Parnaíba e São Vicente são algumas das pioneiras que se destacaram pela atividade de seus tropeiros.
Indico o cicloturismo entre as cidades de Jaguariaíva-PR e Itaraté-SP, duas cidades com grande potencial natural de paisagem e geografia, além do aspecto cultural presentes na região, também conhecida pelo caminho do Viamão, também designado como "Estrada Real", a mais utilizada, partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Curitibanos, Papanduva, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaiva, Itararé, alcançando Sorocaba.
Em destaque de passeios podemos inicialmente indicar o vale e cachoeira do corisco, fenda canyon Jaguaricatu, cocheira da invernada, trilha do lajeado, além do turismo rural em chácaras e fazendas que desenvolvem essa atividade como forma de atender melhor os turistas (ciclo) e ter mais uma fonte de renda na propriedade.
A distância entre essas duas cidades são de aproximadamente de 20km, no entanto os locais naturais ficam afastados das estradas mais movimentadas, gerando deslocamentos adicionais e com dificuldades ainda maiores devido ao pavimento do percurso.
Além da atividade de cicloturismo o viajante dependendo da estação do ano poderá desfrutar de atividades aquáticas (rafiting, cannyonning e rapel nas diversas cachoeiras da região). O trekking (trilha das cachoeiras; trilha do segredo; estância vale do paraíso cachoeira das sete quedas) também poderá realizar passeios e travessias na região dos canyons, como no parque ecológico da barreira.
Prepare-se para uma viagem intensa do ponto de vista histórico e natural por essa região pouco visitada pelos cicloturistas no caminho dos tropeiros.

MAIORES INFORMAÇÕES
DISTÂNCIA DE SÃO PAULO A ITARARÉ: 345 km – aprox. 4 horas 43 minutos
DISTÂNCIA DE CURITIBA A SENGÉS: 230 km – aprox. 3 horas 21 minutos
EMPRESA DE ÔNIBUS: TRANSFADA Rua: Coronel Frutuoso nº 1368 — Bairro Cruzeiro — Itararé / SP CEP 18460-000
Fone: (15) 3532-8400 / 3532-8403

V8 CICLOTURISMO
CURITIBA-PR

sexta-feira, 10 de abril de 2009

CHOCOLATE E SAÚDE


Muitas vezes o chocolate é visto como um lanche ou alimento com pouco valor nutritivo. O alto teor de gordura saturada do chocolate também contribuiu para a crença de que seu consumo aumenta o risco de doença cardíaca. No entanto, estudos recentes em humanos têm demonstrado que o chocolate tem efeitos benéficos sobre alguns mecanismos patogênicos da doença cardíaca, tais como a função endotelial e pressão arterial.
Em um estudo em animais diagnosticados com aterosclerose, foram tratados chocolate preto em pó, equivalendo a duas barras por dia, os resultados foram significativos como medida de tratamento da aterosclerose, através da redução do colesterol, LDL, triglicérides, HDL e protegeram o LDL da oxidação.
Os resultados indicam que o consumo regular de chocolate em barras contendo esteróis vegetais (óleos vegetais, cereais, frutos como, por exemplo, nas nozes, amêndoas e amendoim) e o flavonóis que são componentes natural do cacau responsável e indicado para melhora do fluxo sangüíneo e a redução na tendência de formar coágulos danosos. Como parte de uma dieta de baixa gordura, tais alimentos podem apoiar a saúde cardiovascular, diminuindo colesterol e melhorando a pressão arterial (Selmi et al.,2008).
Um estudo científico publicado em 2009 examinou os efeitos de 3 bebidas na recuperação após uma atividadade de endurance sobre o desempenho glicogênio após o exercício. (Mars refuel®, similar ao myoplex®, Gatorate® e Endurox R4® Ao final do estudo os resultados foram que o Mars refuel é uma ajuda eficaz na recuperação após prolongada atividade de resitência de baixa a moderada (THOMAS et al.,2009).

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
Selmi C, Cocchi CA, Lanfredini M, Keen CL, Gershwin ME. Chocolate at heart: the anti-inflammatory impact of cocoa flavanols. Mol Nutr Food Res. 2008 Nov;52(11):1340-8.
THOMAS K, MORRIS P, STEVENSON E. Improved endurance capacity following chocolate milk consumption compared with 2 commercially available sport drinks. Appl Physiol Nutr Metab. 2009 Feb;34(1):78-82.

sábado, 4 de abril de 2009

ROUPAS PARA PEDALAR


O artigo busca levantar discussões acerca das vestimentas passíveis de utilização pelos cicloturistas durante uma viagem.
É importante o cicloturista estar atento ao planejamento da viagem conforme já discutido em outros artigos postados neste blog. A temperatura e tempo de viagem parecem ser os principais fatores determinantes na proposta de aquisição dos “equipamentos”.
O mercado de roupas especifica no Brasil é fraco, pois todo tempo temos que recorrer as roupas de montanhismo, desenhadas para outra condição de uso, como por exemplo a falta de aberturas de ventilação nas axilas para refrigeração corporal e costal lombar tipo pingüim como proteção de para-barro.
Na verdade, quem não tem cachorro, caça com gato... Nesse sentido, o essencial é adquirir roupas leves e de materiais compactos e que secam rapidadamente, exemplo são os poliésteres. (dry fit, supplex e tactel)
Devemos ficar atentos as camadas de roupas, como 1º, 2º pele e ect, cada uma tem a sua contribuição, seja na proteção térmica ou no conforto de cicloturista.
Procure lojas especializadas em equipamentos de aventura para saber mais sobre os aspectos técnicos dos materiais envolvidos na confecção, desde costuras seladas e desenho da roupa, dê preferência a roupas que fiquem coladas ao corpo, para não resultarem em efeito para-quedas, é quando a roupa fica larga e acaba impactando na dinâmica do fluído “vento” ao entrar em contato com o corpo durante a pedalada.
Qualquer dúvida, poste uma mensagem para podermos trocar informações


V8 CICLOTURISMO
ciclov8@hotmail.com
CURITIBA